Brasil, 26 de Setembro de 2016

De Indaial para o Rio de Janeiro: jovem do Vale do Itajaí embarca na próxima sexta-feira em busca da realização do sonho de ser ator

Formado pela JP Talentos, Vinicius Wester pretende se destacar no mercado de trabalho nacional

Objetivo, força de vontade e persistência são características de Vinicius Westerkamp, que desde que iniciou a carreira de ator, sempre almejou grandes conquistas. No próximo dia 12, ele embarca para o Rio de Janeiro em busca da realização do seu sonho. Com o nome artístico Vinicius Wester, ele é natural de Indaial e tem 20 anos de idade, sendo que há quatro vem se preparando e estudando muito, com o intuito de se destacar no mercado de trabalho. Vinicius é formado no curso de interpretação para TV, cinema e teatro da JP Talentos e tem registro profissional. Ele conta que é muito grato por tudo o que fez e faz em Indaial, mas sente que chegou a hora de dar um salto para o Rio de Janeiro, onde há um polo artístico muito grande e de qualidade, que o motiva a fazer parte.

“Foram muitas etapas enfrentadas até aqui, desde a insegurança da primeira vez em um palco, para o momento de criar coragem para sair de casa. A preparação do ator, já é bastante difícil, mas com o tempo você vai percebendo que além de ser ator, você tem que estar atento ao mercado e preparado para as oportunidades”, afirma.

A ideia de ir para o Rio não estava planejada até o ano passado. “Em 2015, em uma conversa com as pessoas que me auxiliam na carreira artística, tomei a decisão de me preparar para isso”.

Para o preparador de atores e consultor artístico Jeam Pierre Kuhl, diretor da JP Talentos, reconhecer o seu sonho, suas limitações e qualidades é fundamental para quem decide seguir a carreira de ator. “É preciso entender que uma mudança de uma cidade do interior para um grande centro pode e deve significar uma mudança de ‘conceito de vida’. Além do preparo como ator, há a preparação financeira, entre outras, mas o mais importante é preparar a cabeça e estar bem claro qual o objetivo que se quer alcançar e os motivos que o levaram a fazer essa escolha”, afirma Jeam Pierre.

Pensamento positivo

Vinicius conta que sempre acreditou no seu potencial. Com a certeza de que pensamento positivo atrai coisas boas, tem se dedicado muito para dar certo e acredita que esse é o caminho. “Talvez não exista uma fórmula para chegar onde a gente quer, mas correr atrás é começo de qualquer coisa.”

O jovem afirma que seu maior sonho é se estabilizar como ator, buscar cada vez mais desafios e trabalhos que o motivem a sair da zona de conforto. “Quando penso em onde fazer isso, sempre me coloquei numa grande emissora, onde assisto grandes atores que eu admiro.”

Sair de casa já foi um passo muito grande. “Tenho o pensamento que o que é para ser meu, vai ser meu. Pretendo amadurecer ainda mais com essa vida nova e alcançar o sonho que eu comecei a trilhar há muito tempo.”

Preparação e mais preparação

Na certeza de que é essencial para um ator continuar estudando sempre, Vinicius destaca que continuará se aperfeiçoando, pois o mercado é muito competitivo e não há espaço para pessoas sem conhecimentos. Ele conta que a JP talentos foi fundamental para o caminho trilhado até aqui, não só na sua formação como ator, mas como pessoa também. “Depois de formado surgem muitas dúvidas. O mercado é muito grande, é muita gente com o mesmo sonho, mas não com o mesmo objetivo. Entender isso foi essencial para eu ganhar confiança. O estudo, a preparação te faz pensar, mudar seus conceitos e pensamentos pré-formados e te faz entender que não importa qual seja o mercado, a base de tudo é o relacionamento, afinal trabalhamos com pessoas.”

Ele diz que o aprendizado na JP Talentos foi completo, desde a formação como ator até a preparação para o mercado. “Foi a minha primeira escola de formação e a escola que indico e levo comigo sempre”, enfatiza.

Força de vontade

Para realizar o sonho, Vinícius trabalhou quase dois anos em uma academia e como pintor com seu pai. Como precisava se preparar financeiramente para viver em uma cidade completamente diferente da terra natal, essa foi a forma que encontrou para juntar dinheiro em um tempo não muito grande, já que tendo uma renda fixa foi possível se planejar melhor.

Apoio da família

Para concretizar os seus planos, o apoio da família foi fundamental para Vinicius. “No início meus pais não acreditavam muito que fosse realmente isso que eu queria fazer, mas com o tempo entenderam minha decisão e o apoio veio em seguida. Hoje meus pais são uma das minhas maiores motivações para continuar, o sonho deixou de ser só meu”, explica entusiasmado.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish