Brasil, 28 de Setembro de 2016

Arnaldo Manuel Borges toma posse como presidente da ABCZ

Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) passa a ser presidida de 01 de setembro de 2016 pelo pecuarista Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. Ele foi eleito no dia 1º de agosto com 50,9% dos votos (1.885 votos) e permanecerá no cargo até agosto de 2019.

Médico veterinário, Arnaldo Manuel iniciou sua trajetória na ABCZ em 1978, como membro do Conselho Técnico da Raça Gir. Ao longo desses 37 anos de atuação junto à ABCZ, exerceu as atribuições de diretor nos mandatos de Manoel Carlos Barbosa, Heber Crema Marzola e José Olavo Borges Mendes, de Diretor do Departamento Técnico (Superintendência Técnica) na gestão Newton Camargo Araújo (1982/1986), período em que nasceu o Programa de Melhoramento Genético Zebuíno (PMGZ) em parceria com a Embrapa, e de membro efetivo do Colégio de Jurados da ABCZ desde 1983, tendo realizado 387 julgamentos das Raças Zebuínas no Brasil, Argentina (Palermo), Bolívia, Costa Rica, Guatemala, México e Paraguai.

Arnaldo Manuel conduz desde 1980 a seleção de Nelore na Fazenda Ipê Ouro, juntamente com os filhos médicos veterinários João Marcos e Maria Isabel.

Com mais de 20 mil associados, a ABCZ foi presidida entre agosto de 2013 e agosto de 2016 pelo pecuarista e zootecnista Luiz Claudio de Souza Paranhos. A entidade tem a missão de promover o aumento sustentável da produção mundial de carne e leite, através do registro genealógico, melhoramento genético e promoção das raças zebuínas. A ABCZ atua ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a pecuária seletiva até a comercial, desenvolvendo junto aos produtores rurais um trabalho de orientação sobre pastagens, crédito financeiro, fomento, extensão rural e mercado consumidor para assegurar a evolução da pecuária nacional. O sistema de gestão da ABCZ é reconhecido com duas certificações internacionais de qualidade: ISO 9001 (qualidade da gestão) e ISO 14001 (qualidade ambiental).

Confira abaixo a Diretoria – Gestão 2016/2019:

Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges

VICES