Brasil, 25 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Corredor Ecológico e Alcoa Foundation celebram a plantação de 2 mil árvores em São José dos Campos

Plantio às margens do rio Buquira ajuda a proteger o ecossistema de um dos afluentes do Paraíba do Sul; projeto Corredor Ecológico celebra a restauração florestal com representantes da Alcoa Brasil

O Corredor Ecológico do Vale do Paraíba realizou na última semana a plantação simbólica de 2.550 árvores, de diversas espécies nativas da Mata Atlântica, no bairro Bengalar, em São José dos Campos (a 90 quilômetros de São Paulo).

A ação contou com o patrocínio da Alcoa Foundation, por meio do programa internacional Global ReLeaf, e busca o reflorestamento de uma área de 1,65 hectare às margens do rio Buquira, um dos afluentes da Bacia do rio Paraíba do Sul.

Na ocasião, dois gerentes da Alcoa do Brasil, Fabio Abdala (de Sustentabilidade) e Tatiana Bizzi (de Programas do Instituto Alcoa), acompanhados por trainees e por uma analista da empresa, estiveram na zona rural de São José. Assessor de Comunicação do Consórcio Tamoios, Marcos Elia também acompanhou a celebração.

Na propriedade rural que recebeu as mudas, encontra-se uma das nascentes do rio Buquira. Com o agravamento da crise hídrica e sem árvores, o pequeno curso de água ameaçava desaparecer e mal conseguia saciar a sede da criação de gados do Manoel Nunes, dono da área.

A partir do trabalho do Corredor Ecológico, Seu Manoel foi convencido de que a floresta, em pé, garantirá a permeabilidade do solo e qualidade e quantidade de água em sua propriedade, além de outros benefícios ambientais, ao contrário das práticas de desmatamento.

A iniciativa

Criada em 2007, a iniciativa Corredor Ecológico do Vale do Paraíba reúne organizações do primeiro, segundo e terceiro setores em busca de uma meta ambiciosa: reconectar, em 20 anos, 150 mil hectares de fragmentos isolados de Mata Atlântica em propriedades privadas e públicas.

Para isso, o Corredor desenvolveu a metodologia Linhas de Conectividade, que visa garantir o desenvolvimento e a perenidade das florestas a partir de um guia de reflorestamento que mapeou todas as áreas que precisam receber plantios, evitando assim que investimentos florestais sejam desperdiçados.

Entre os parceiros, está a Alcoa do Brasil, que por meio de um programa internacional da American Forests e da Alcoa Foundation, chamado Global ReLeaf, tem o objetivo de plantar 10 milhões de árvores até 2020. Para o Corredor, o programa destinou recursos para o plantio de 2.550 mudas nativas na Bacia do Rio Paraíba do Sul – ou seja, área da nascente do Seu Manoel.

União

Para consolidar e atingir a meta, o Corredor Ecológico conta com o respaldo e a expertise de renomadas instituições regionais e nacionais, que integram a Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba. Entre elas estão a AMCE Negócios Sustentáveis, Banco Santander, Fibria, Instituto Ethos, Instituto Oikos, Fundação SOS Mata Atlântica, Pöyry, Promom Engenharia e PricewaterhouseCoopers (PwC).

Além delas, pessoas físicas e empresas podem fazer parte da iniciativa e ajudar um dos mais importante projetos de restauração da Mata Atlântica do Brasil. As contribuições e iniciativas de reflorestamento, além de proteger a Mata Atlântica no Vale do Paraíba, também ajudam a recuperar nossas bacias hidrográficas. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no site http://www.corredorecologico.org.br . 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.