Brasil, 1 de Outubro de 2016

Barley Wine de guarda é lançamento da Cerveja Blumenau para comemorar primeiro ano

Chamado de 1850, rótulo celebra a fundação da cidade que completa 166 anos em setembro e foi um dos berços da cultura cervejeira no país

Um ano pode parecer pouco. Para a Cerveja Blumenau, marca lançada oficialmente em agosto de 2015, foi tempo suficiente para conquistar oito medalhas nacionais e internacionais, lançar cinco rótulos, participar pela primeira vez no Festival Brasileiro da Cerveja e realizar os primeiros testes em uma estrutura própria para fabricação, com capacidade produtiva de 100 mil litros ao mês. Para comemorar, a cervejaria apresenta esta semana um rótulo chamado de 1850, uma Barley Wine de guarda, que pode ser consumida em até três anos. A indicação é que ela seja aberta depois de um ano para que algumas características sensoriais se intensifiquem.

Valmir Zanetti, diretor da Cerveja Blumenau, lembra que o lançamento é uma promessa feita há um ano. "Quando apresentamos o projeto da nossa cervejaria, prometemos que 12 meses depois estaríamos comemorando o sucesso desta trajetória com um rótulo em homenagem à fundação da cidade. Não imaginávamos que isso aconteceria na mesma semana em que realizamos o sonho de sermos uma das cervejarias da Oktoberfest e que a nossa estrutura própria estaria entrando em funcionamento", diz. A confirmação da marca da maior festa alemã das Américas aconteceu no dia 24 de agosto e a fábrica segue nos primeiros testes para iniciar a operação.

O nome do rótulo é uma alusão à data de fundação de Blumenau, 2 de setembro de 1850. Segundo alguns registros, cerca de uma década depois da imigração, os alemães que colonizaram a região já produziam cerveja em casa. Um dos atrativos da cidade é o Museu da Cerveja, que exibe equipamentos de antigas cervejarias que funcionavam na região. O Festival Brasileiro da Cerveja e a Oktoberfest, duas referências deste mercado no Brasil, também ocorrem em Blumenau.

A 1850 é uma cerveja escura com 8% de graduação alcoólica. Um dos diferenciais é que este rótulo foi produzido exclusivamente com maltes especiais da Malteria Blumenau. "As micromaltarias ainda são novidades no Brasil e temos a sorte de contarmos com uma na cidade. Decidimos utilizar os maltes pale, barley loaf e blumenauer na nossa Barley Wine e o resultado foi ótimo", comenta o mestre-cervejeiro Fernando Lapolli.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish