Brasil, 27 de Setembro de 2016

Instituto Eurofarma Completa 10 Anos

• Escrito por  G&A Relações Públicas
  • Publicado em Demais

Mais de 43 mil pessoas já foram beneficiadas por seus projetos São Paulo, agosto de 2016 – Fruto da opção da Eurofarma de elaborar, implementar e gerenciar projetos próprios, prioritariamente nas áreas de educação e formação de jovens, o Instituto

Eurofarma está completando 10 anos. O Instituto é uma OSCIP –Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – e foi criado com o objetivo de aprimorar a gestão dos investimentos sociais da companhia. Ao longo de 10 anos de existência, já beneficiou diretamente mais de 43 mil pessoas. Focado no desenvolvimento sustentável e na manutenção da educação e inclusão social, o Instituto contribuiu e continua contribuindo para a transformação de muitas vidas.

“Nascemos com a missão de promover a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento sustentável por meio da educação transformadora. E é isso que vimos fazendo e que é motivo de grande orgulho para nós”, afirma Neide Rocha, gerente de Responsabilidade Social da Eurofarma. Mantido 100% pela Eurofarma Laboratórios, O Instituto oferece atividades de cunho educacional em três frentes: educação complementar, ambiental e profissionalizante.

O projeto Matéria-prima, que está inserido no grupo de projetos de educação complementar, atende crianças de 07 a 13 anos no contra turno escolar e, por meio de oficinas lúdicas, artísticas, culturais e pedagógicas, foca na melhora da oralidade e escrita, além de trabalhar o raciocínio lógico desses alunos.

O Instituto também oferece cursos profissionalizantes para jovens nas áreas de Administração, Comunicação, Enfermagem, Informática, Idiomas e Educação Complementar. Entre os destaques está o projeto “De Olho no Enem”, curso preparatório com metodologia totalmente desenvolvida pelo próprio Instituto, com foco nas disciplinas de matemática e língua portuguesa para jovens do 3º ano do Ensino Médio.

No último ano, 100% dos estudantes conseguiram notas altas no Exame Nacional, ultrapassando a média nacional e nota mínima exigida pelo governo e 69% deles conquistaram vagas em universidades públicas ou faculdades privadas com bolsas de estudo. Dados relevantes e transformadores também são observados no Curso de Formação de Técnicos em Enfermagem.

Com duração de 2 ½ anos, conta com parceiros renomados no apoio pedagógico como Instituto Albert Einstein, Senac e Hospital das Clínicas, e um dos principais indicadores relaciona-se à empregabilidade: 85% no primeiro ano após conclusão do curso. Assim como o CEE – Curso de Enfermagem Eurofarma, a maioria dos projetos conta com parceiros técnicos e instituições de ensino renomadas contratadas para a aplicação de metodologia e emissão de certificados. Todos os custos são integralmente subsidiados pelo Instituto Eurofarma, que também oferece lanche e uniforme aos alunos.

A exigência, para elegibilidade, é que os candidatos estejam estudando em escolas públicas ou que tenham vindo de uma. “Compartilhar com a sociedade uma parcela dos nossos ganhos, é um importante Valor para os acionistas e motivo de orgulho para todos que trabalham na Eurofarma. Reforça a nossa crença que o compromisso das empresas com a sociedade vai além de sua atividade fim”, ressalta Maria del Pilar Muñoz, diretora executiva de Sustentabilidade e Novos Negócios da Eurofarma.

Segundo a executiva, a contribuição do empresariado é fundamental na busca de uma sociedade mais justa e inclusiva. “Crescemos muito nas atividades de responsabilidade social Corporativa desde a fundação do Instituto, mas queremos ir além. Este desafio nos inspira diariamente e nos dá um sentido maior ao que fazemos na Eurofarma." Em comemoração aos 10 anos de atuação do Instituto Eurofarma, sua logomarca foi totalmente modernizada. Criada em 2015, a nova identidade visual coloca o ser humano no centro, reforçando a importância do capital humano como a razão de existir do Instituto. Adicionalmente, foram criadas três submarcas que abrigam os segmentos de atuação: Educação Complementar, Formação de Jovens e Educação Ambiental. Somente no último ano, mais de nove mil pessoas foram beneficiadas diretamente nos projetos sociais do Instituto Eurofarma, número 12% superior ao registrado em 2014. Mesmo diante de um cenário econômico desafiador que o país atravessa, gerado por um ambiente de crise política e de incertezas, os investimentos em projetos educacionais no ano de 2015 também aumentaram, ficando 20% cima do ano anterior.

A área de Responsabilidade Social Corporativa recebeu aportes de R$11,5 milhões no ano, valor correspondente a 6% do lucro líquido do exercício. A educação como modelo de transformação - O Instituto Eurofarma busca aprimorar os resultados dos investimentos sociais da Eurofarma em três principais áreas: Formação Profissionalizante, Educação Complementar e Educação Ambiental. As iniciativas desenvolvidas sempre visam à inclusão socioeconômica e ao desenvolvimento sustentável, por meio da educação de qualidade. Os projetos estão sob gestão própria e aqueles que recebem apoio têm por objetivo a autonomia e protagonismo de seus participantes. Instituto Eurofarma transformando vidas “O curso que auxilia estudantes a vencerem a difícil fase do vestibular é muito importante.

Uma gama de oportunidades é oferecida, restando a cada um usá-la da melhor forma possível como suporte para alcançar a almejada vaga na universidade e também levar ensinamentos para a vida. Consegui conquistar meu sonho: entrar em uma universidade pública e hoje curso Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do ABC”, Tawany Oliveira Santos, aluna do projeto “De Olho no Enem” do Instituto Eurofarma “Hoje, sem falsa modéstia, sou convicto de minha qualificação profissional em tudo o que faço. Porém, muito mais do que meu ensino técnico, o que me faz querido e admirado em meu trabalho, e em tudo mais o que faço, é o que adquiri na sala de aula do curso de Enfermagem do Instituto Eurofarma.

Somente eu e Deus sabemos a condição em que entrei naquele curso. Eu não sabia sequer ler, mal sabia escrever, nunca havia lido um livro, não sabia me expressar e vivia em uma realidade demasiadamente pobre. Somente alguns dias após o início do curso eu consegui uma doação de um sapato para ir estudar. Mesmo minhas notas sendo baixas, os professores me disseram que acreditavam em mim e me fizeram acreditar que eu podia ser melhor. Hoje, trabalho como técnico de Enfermagem em um centro cirúrgico em São Paulo, onde conquistei meu espaço, ganhei o respeito e a admiração de todos.

Também faço parte de uma associação que pratica caridade. Talvez ninguém saiba da minha história deste jeito, mas sou eternamente grato porque eu superei o meu nada, superei minha miséria e superei minha ignorância”, Jefferson Araújo, ex-aluno do curso de Enfermagem do Instituto Eurofarma Sobre o Grupo Eurofarma O Grupo Eurofarma é a primeira multinacional farmacêutica brasileira com capital 100% nacional. Reconhecido pela comunidade médica e sociedade por promover o acesso à saúde e à qualidade de vida com tratamentos a preço justo, qualidade e inovação, está presente em 16 países da América Latina. Cobrindo toda a região, à exceção do México.

Com 44 anos de existência, se posiciona com destaque nos segmentos em que atua: Prescrição Médica, OTC, Genéricos, Hospitalar, Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Veterinária. Em seu portfólio constam mais de 280 produtos e, em 2015, foram mais de 250 milhões de unidades vendidas somente no Brasil. No ano passado, o Grupo atingiu receita de R$ 2,9 bilhões, 11% superior ao ano anterior, sendo o Brasil responsável por 83% deste valor (R$ 2,4bi). O Grupo Eurofarma conta com mais de 6.600 colaboradores em todas suas unidades, sendo 2.888 representantes.

No Brasil são 5.373 colaboradores e a maior força de propaganda médica do país. Sobre a Eurofarma Brasil Considerada uma das melhores empresas para se trabalhar, segundo o Great Place to Work, a Eurofarma Brasil conta com 5.373 colaboradores e possui a maior força de propaganda médica do País, com mais de dois mil representantes (segundo dados da auditoria Close-Up, a Eurofarma é o 2º. Laboratório mais prescrito do país). Em 2015, destinou em 2015, 5,3% de suas vendas líquidas em Pesquisa & Desenvolvimento, sendo a farmacêutica nacional que mais investe nesta área. Em 2015, foram R$ 132 milhões investidos em P&D. No ano passado, a companhia obteve a aprovação do primeiro medicamento biossimilar da América Latina, o Fiprima® e é considerada a farmacêutica mais sustentável, presente pelo 2º. ano consecutivo no Guia Exame de Sustentabilidade (publicação de referência no país).

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish