Brasil, 30 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conferência Ethos 360° destacará conquistas da Iniciativa Empresarial em Clima

Compromissos assumidos por empresas do Fórum Clima, que constituíram a Carta Aberta ao Brasil 2015, culminaram na aprovação do Projeto de Decreto Legislativo do Acordo de Paris

O Instituto Ethos engaja empresas na luta contra o aquecimento global desde 2009, com a criação do Fórum Clima. Desde então, o setor privado se comprometeu a reduzir os gases causadores do efeito estufa em suas atividades e, além disso, passou a acompanhar e participar da implementação de políticas públicas sobre mudança climática.

Em 2015, com a COP21, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre clima, as lideranças corporativas dialogaram com diversos ministérios sobre os principais desafios postos pelo Acordo de Paris, como a descarbonização da economia, a precificação de carbono e o financiamento climático. Várias ações previstas pelo documento foram abarcadas pela Carta Aberta ao Brasil 2015, lançada e assinada no ano passado por executivos de grandes companhias brasileiras.

Em 2016, o Instituto Ethos, por meio de sua parceria com as instituições que compõem a Iniciativa Empresarial em Clima (IEC), no caso o Carbon Disclosure Project (CDP), o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), a Envolverde e a Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas, organizou um curso sobre sistema de comércio de emissões e construiu um posicionamento em relação à precificação do carbono. Nos dias 20 e 21 de setembro, o grupo apresentará parte das suas conquistas de 2015 e 2016 na Conferencia Ethos 360°.

Decreto Legislativo

Em 11 de agosto, o Plenário do Senado Federal aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 19/2016, com o texto do Acordo de Paris. O pacto, que foi firmado globalmente, substituirá a partir de 2020 o Protocolo de Quioto. No entanto, para entrar em vigor, precisa da ratificação de pelo menos 55 países responsáveis por 55% das emissões de gases-estufa.

O PDS 19/2016 busca:

– Fortalecer a implementação das ações da COP21;
– Limitar o aumento da temperatura a uma média abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais e empreender esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C;
– Promover o financiamento coletivo de um piso de U$D 100 bilhões por ano para países em desenvolvimento, considerando suas necessidades e prioridades;
– Estabelecer um processo que apresente as contribuições nacionalmente determinadas (INDC), com metas individuais de cada nação para a redução de emissões de gases do efeito estufa;
– Criar um mecanismo de revisão a cada cinco anos dos esforços globais para frear a alteração climática.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.