Brasil, 27 de Setembro de 2016

Colhendo os frutos do engajamento

Ganhar a “Copa do Mundo” de engajamento dos colaboradores do grupo Sodexo deixou todos nós, da Sodexo Benefícios e Incentivos, eufóricos. Evidente que é motivo de orgulho alcançar o mais elevado percentual (91%) de engajamento da corporação, que está presente em 80 países e é a 18ª. maior empregadora do mundo. Mas não podemos dizer que essa colocação nos surpreendeu. Ela foi fruto de uma estratégia que estamos implantando há anos e que tem contado com o envolvimento de todos nossos colaboradores. Trata-se principalmente de mais um importante reconhecimento que reforça nossas melhores práticas em Recursos Humanos, sempre em linha e em apoio à estratégia geral da companhia.

A política que adotamos na Sodexo Benefícios e Incentivos Brasil, e que alcançou tão elevado grau de engajamento, tem vários pontos a destacar, mas resumidamente podemos dizer que tem como base a colocação em prática do diálogo efetivo e permanente entre os colaboradores de todos os níveis. Decidimos “colocar a mão na massa”, ou seja, ouvir e debater face a face com todos, mostrando na prática que nossa atuação com as pessoas não fica no discurso – ao contrário, estamos envolvidos, sem exceção, em um trabalho conjunto em que todas e cada uma das pessoas têm papel fundamental.

A Sodexo Benefícios e Incentivos Brasil atua nessa área baseada em quatro pilares: contato pessoal com os colaboradores, sem restrições em relação ao nível hierárquico; diálogo franco (em que as pessoas são não somente ouvidas, mas também participam das mais variadas questões); gestão ativa da identidade empresarial, com participação também da alta gerência; dar poder efetivo aos “embaixadores”, que fazem o interface entre as pessoas de diferentes áreas da companhia, utilizando para isso vários canais de comunicação.

Esse tipo de postura exige, nos quatro pilares, alto grau de envolvimento e comprometimento de todos, para que as ações não apenas sejam efetivas, mas também estejam sempre em linha com os valores do Grupo Sodexo. Para isso, é preciso ser ativo, aberto ao diálogo e entender que trabalhar com pessoas exige constante renovação e disposição para mudar.

Felizmente, nossos colaboradores “compraram” essa ideia e entenderam os efeitos positivos dessa postura para suas vidas e para o crescimento da companhia. De outra forma, não seria possível alcançar um índice tão expressivo quanto 91% de envolvimento, que, se depender de nós, será ainda maior nos próximos levantamentos do Grupo Sodexo.

A constatação de estar no rumo certo é extremamente gratificante, mas é preciso ter consciência de que o mundo é, cada vez mais, muito dinâmico e que por isso não se pode ficar parado. O mais importante é proporcionar crescimento profissional e reconhecimento aos nossos colaboradores, e oferecer um ambiente agradável que promova o bem-estar de todos. Dessa forma, ganham as pessoas e por consequência a companhia, num processo virtuoso que se traduz não só em um nível elevado de engajamento, mas também em pontos fundamentais como a qualidade de vida que a empresa proporciona a seus colaboradores.

Dados como esses indicam que estamos no caminho certo. Não se trata, no entanto, de algo estático – ao contrário, significa que alcançamos um patamar positivo mas, como se sabe, tão ou mais difícil do que alcançar o topo é se manter nele. Temos convicção de que precisamos sempre buscar o aprimoramento, como forma de manter nossos colaboradores motivados e cada vez mais envolvidos no processo de crescimento da companhia.

Rogério Bragherolli, diretor de Recursos Humanos da Sodexo Benefícios e Incentivos Brasil

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish