Brasil, 1 de Outubro de 2016

Gestão humanizada como diferencial de atendimento

• Escrito por  Raquel Lima/ Via Pública Comunicação
  • Publicado em Demais

Raquel Lima Raquel Lima

O exercício da gestão humanizada reflete na prática do atendimento humanizado dos colaboradores para com os clientes, promovendo um círculo virtuoso

Dentre os diversos recursos existentes em uma organização, o Recurso Humano tem sido trabalhado e desenvolvido dentro dos princípios da Gestão Humanizada, em que o indivíduo é compreendido em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Ou seja, é percebido e respeitado na sua totalidade e singularidade.

Em um mercado cada dia mais competitivo, as organizações precisam desenvolver estratégias que atendam às necessidades da empresa, bem como às necessidades e expectativas dos indivíduos que compõem seu capital humano.

O desafio dos gestores é conseguir conciliar os objetivos pessoais e profissionais dos colaboradores, e manter a produtividade saudável da organização. As práticas adotadas para se atingir esses objetivos, são:

Respeitar a história e o momento de vida de cada colaborador, exercitando e estimulando a empatia na organização;

Desenvolver relações cordiais na equipe, possibilitando um ambiente agradável e saudável, no qual todos possam se sentir pertencentes ao grupo, acarretando em maior satisfação e retenção dos profissionais;

Promover espaços de escuta e de voz, em que os profissionais se sintam acolhidos e seguros para exporem suas percepções, sejam elas positivas ou negativas, em relação aos processos, líderes, diretrizes, entre outros;

Ajudar os colaboradores a melhorarem suas performances, por meio de feedbacks contínuos;

Oferecer treinamentos técnicos e comportamentais para uma atuação mais segura dos profissionais.

Os resultados alcançados têm se mostrado satisfatórios com as práticas da gestão humanizada: diminuição no índice de rotatividade, queda no número de absenteísmo e afastamentos, maior envolvimento e motivação dos colaboradores.

Na TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, em um quadro de aproximadamente 600 colaboradores, chegamos a passar 2 anos sem causas trabalhistas e, por consequência, temos clientes cada dia mais satisfeitos com os serviços oferecidos por nossa empresa.

Acreditamos que o exercício da gestão humanizada reflete na prática do atendimento humanizado de nossos colaboradores para com nossos clientes, promovendo, assim, um círculo virtuoso.

*Raquel Lima é administradora e psicóloga, com especializações em Psicologia Cognitiva e Comportamental e em Neuropsicologia. Na TOP PEOPLE é a gestora geral e responsável pelo departamento de Recursos Humanos.

Perfil TOP PEOPLE

A TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, atua há 17 anos com excelência na prestação de serviços para os segmentos da indústria e do varejo. Com atendimento diferenciado e qualidade assegurada, oferece aos clientes de todo o Brasil projetos e operações customizadas, de acordo com necessidades e interesses pontuais.

Presente em 100% do território nacional, conta com 500 colaboradores, entre promotores, repositores, coordenadores e pessoal de apoio para atender diversificada carteira de clientes, que abrange desde o segmento de eletroportáteis, passando por alimentação, telefonia e cosméticos, até a mais recente área de atuação, a de pet.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish