Brasil, 27 de Setembro de 2016

Financiamento de projetos inovadores com recursos do Estado de SP é tema de palestra na AEAS

• Escrito por  SANTOSPRESS COMUNICAÇÃO INTEGRADA
  • Publicado em Demais

Evento gratuito será realizado em 1º de setembro, às 19h30. Fapesp tem reservado até R$ 15 milhões para pesquisas

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) apresentará a associados e ao público em geral, no dia 1º de setembro, às 19h30, a palestra "Inovação Tecnológica: oportunidade de apoio no Estado de São Paulo". O evento ocorre na sede da instituição, localizada à Rua Dr. Artur Porchat de Assis, 27, Boqueirão, em Santos. Interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone (13) 3288-2517 ou pelo e-mail: .

Na palestra, o professor doutor e coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisanta, Marcos Tadeu Tavares Pacheco, falará sobre a possibilidade de financiamentos de projetos de inovação tecnológica que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) oferece e quais os principais fatores de aprovação e reprovação dos projetos submetidos.

A Fafesp acaba de lançar chamada de propostas para o 4º Ciclo de Análise de 2016 para o Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Estão reservados até R$ 15 milhões para atendimento às propostas selecionadas. O prazo final para inscrição de projetos termina em 31 de outubro de 2016.

As propostas de financiamento devem conter projetos de pesquisa que possam ser desenvolvidos em duas etapas: 1) demonstração da viabilidade tecnológica de produto ou processo, com duração máxima de nove meses e recursos de até R$ 200 mil; 2) desenvolvimento do produto ou processo inovador, com duração máxima de 24 meses e recursos de até R$ 1 milhão. Quando os proponentes já tiverem realizado atividades tecnológicas que demonstrem a viabilidade do projeto podem submeter propostas diretamente à Fase 2.

Podem apresentar propostas pesquisadores vinculados a empresas de pequeno porte (com até 250 empregados) com unidade de pesquisa e desenvolvimento no Estado de São Paulo. As normas para submissão de propostas estão disponíveis em: fapesp.br/pipe/normas.

A FAPESP divulgará o resultado enviando a cada proponente os pareceres técnicos dos avaliadores. Os pareceres podem ser úteis para o aperfeiçoamento da proposta, seja ela aprovada ou não. Em caso de não aprovação, o proponente poderá aperfeiçoar a proposta, corrigindo as falhas apontadas, e submeter nova solicitação em edital subsequente. A chamada para o 1º ciclo de 2016 está publicada em: www.fapesp.br/pipe/chamada-4-2016.

Palestra "Inovação Tecnológica: oportunidade de apoio no Estado de São Paulo"
Data: 01/09/2016 (terça-feira)
Hora: às 19h30
Local: Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos — AEAS