Brasil, 28 de Setembro de 2016

• Escrito por  Imagem Corporativa Comunicação
  • Publicado em Demais

Abrapa inicia missão compradores para promover o algodão brasileiro

Onze empresas asiáticas visitarão fazendas produtoras e algodoeiras no Mato Grosso, Bahia e Goiás.

A Abrapa, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, está recebendo a partir de hoje, até o dia 3 de setembro, 11 representantes de empresas asiáticas grandes consumidoras de algodão. O objetivo da visita é promover o algodão brasileiro para o mercado externo, evidenciando suas características de rastreabilidade, qualidade e sustentabilidade. Os visitantes passarão pelos três maiores estados produtores: Mato Grosso, Bahia e Goiás.

Vindos da Bangladesh, China, Coreia do Sul, Índia, Tailândia e Vietnam, as empresas representam um potencial de compra equivalente a mais de 70% de toda a exportação brasileira de algodão em um ano. Já os países representados por esses compradores estão entre os 10 maiores importadores desta commodity do Brasil, e responderam, em 2015, por quase 50% da exportação nacional da fibra. “As missões de compradores ao Brasil têm se mostrado uma excelente estratégia de aproximação e desenvolvimento de negócios. E será especialmente importante nesta safra que tem previsão de superar em 19% o volume de exportação em relação à safra anterior”, afirma João Carlos Jacobsen, presidente da Abrapa. De acordo com o International Cotton Advisory Committee (ICAC), as exportações brasileiras de algodão para a safra 2015/2016 devem totalizar um milhão de toneladas. O Brasil é o terceiro maior país exportador de algodão do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Índia.

A competitividade do algodão brasileiro

A cotonicultura brasileira tornou-se, ao longo dos anos, um modelo de negócio. Produzido em escala empresarial e dentro dos mais altos padrões de tecnologia, utiliza mecanização total do plantio à colheita e adota métodos de ponta em beneficiamento e armazenagem. Realiza análise e classificação de acordo com padrões internacionais e utiliza sistema de identificação e rastreamento de fardos. O Brasil destaca-se como líder mundial na produção de algodão sustentável. Na safra 2015/2016, mais de 70% da produção receberam a certificação do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e 67% receberam a licença de comercialização Better Cotton Initiative (BCI), confirmando o País como o maior fornecedor de Better Cotton para o mercado mundial. A missão compradores é promovida pela Abrapa em parceria com as tradings ECOM, Louis Dreyfus Commodities, Reinhart e Cargil Cotton.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish