Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Instituto Agronômico do Paraná desenvolve tecnologias para incrementar a cafeicultura no Estado

Cultivares de café do IAPAR elevam produtividade e qualidade do produto e contribuem para a sustentabilidade do setor cafeeiro

O Estado do Paraná produziu em uma safra mais de 21 milhões de sacas de café de 60kg na década de 1960, com produtividade de aproximadamente 13 sacas por hectare. No entanto, o parque cafeeiro paranaense foi drasticamente reduzido a partir da década de 1970 em decorrência de fatores climáticos que afetaram expressivamente a produção, como geadas, o que motivou a erradicação de áreas do café, substituídas pelo cultivo de soja e trigo, entre outros.

Em 2016, o Paraná será o sexto maior estado produtor, com 1,116 milhão de sacas de café, em uma área de produção de 47,3 mil hectares com produtividade de 23,6 sacas por hectare. Em 2014 a sua produção foi bastante reduzida para 557 mil sacas devido a geadas ocorridas em 2013. E, em 2015, a produção de café no Estado iniciou retomada do crescimento, com uma produção de 1,29 milhão de sacas (Segundo Levantamento da Safra de Café - 2016).

Para retomar a expressividade da cafeicultura no Estado, o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR vem desenvolvendo cultivares de café que contribuem para essa recuperação com crescentes níveis de produtividade, qualidade do café e, consequentemente, competitividade do setor.

Leia a matéria 'Instituto Agronômico do Paraná desenvolve tecnologias para incrementar a cafeicultura no Estado' no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café e conheça as principais cultivares de café do IAPAR e seus atributos positivos. Conheça também o portfólio de tecnologias do Consórcio http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.