Brasil, 28 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Agricultores da região de Nobres (MT) recebem apoio para gerar renda por meio da agroecologia

  • Escrito por  Oficina de Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Agricultores da região de Nobres (MT) recebem apoio para gerar renda por meio da agroecologia

Programa ReDes valoriza trabalho de famílias que atuam com plantio sem agrotóxicos

Votorantim Cimentos de Nobres reforça apoio e doação de calcário agrícola para produtores melhorarem as condições do solo para plantio

A agricultura familiar da região de Nobres (MT) conta com mais um incentivo para continuar a crescer. A Associação da Agricultura Familiar Sustentável de Policultura (Ceiba), do município de Diamantino, recebeu 30 toneladas de calcário agrícola da Votorantim Cimentos de Nobres. Em 2016, a empresa produzirá 160 mil toneladas, com a previsão de produzir, a partir de 2019, 400 mil toneladas do produto por ano.

A ação da Votorantim Cimentos reforça o apoio ao desenvolvimento dos associados da Ceiba, que desde 2015 recebem auxílio da empresa por meio do Programa ReDes. “O objetivo da doação é ajudar os pequenos produtores a reduzirem os custos com aquisição de insumos para corrigir a acidez do solo, o que irá resultar em uma produção de qualidade”, afirmou o facilitador do Programa ReDes em Nobres, Nicolas Alberto Guimarães e Santos.

Uma iniciativa do Instituto Votorantim, Votorantim Cimentos e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Programa ReDes auxilia pequenos grupos produtivos a consolidarem projetos de geração de emprego e renda, proporcionando a inclusão desses negócios no mercado. Em Mato Grosso, o apoio do ReDes ao desenvolvimento de cadeias produtivas do ramo da agricultura faz toda a diferença. Segundo a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o Estado possui 104 mil agricultores familiares, sendo 61 mil assentamentos rurais e 42 mil agricultores tradicionais.

Na região de Nobres, a Ceiba foi criada para que agricultores de assentamentos rurais de Diamantino somem esforços na produção de alimentos. Com o apoio do ReDes, 15 famílias foram beneficiadas com consultorias de análise e amostragem do solo. Elas também participaram de cursos de capacitação para aprimorarem os conhecimentos e, desse modo, melhorarem a produtividade no campo e o trabalho por meio do cooperativismo. Os principais alimentos cultivados pelas famílias associadas à Ceiba, são: milho, mandioca, feijão e melancia.

Segundo Antônio Augusto Marques Martins, articulador da Ceiba, a confiança depositada pelo Programa ReDes nesse trabalho resgatou a autoestima dos pequenos produtores. “Eles passaram a acreditar mais na capacidade de evoluírem. Quando começamos os trabalhos da Associação, em meados de 2000, não havia um planejamento e alguns agricultores chegaram a migrar para outras áreas produtivas. Hoje, a realidade é diferente e somos procurados por gente interessada em participar da Ceiba. Nosso desafio é agregar mais valor para, no futuro, atuarmos com independência”, disse.

José Lemes da Silva Filho, 59 anos, sempre trabalhou como agricultor. Há 30 anos, mudou-se para o Norte mato-grossense e continuou a atividade em Diamantino, município localizado a 200 km de Cuiabá. Junto com a esposa, o produtor cultiva uma variedade de alimentos, como hortaliças, legumes, frutas e laticínios, que são comercializados em feiras livres. Mesmo com anos de experiência, José Lemes tinha dificuldade para tirar o sustento da família. Com o apoio do Programa ReDes, ele viu possibilidades de progredir.

“Participei dos cursos oferecidos e achei muito bom. Quanto mais aprendemos, mais ficamos maduros. Encontrei uma nova forma de fazer renda e quero montar um viveiro para criar mudas de flores e de árvores para reflorestamento. Só tenho a agradecer pelo o que o ReDes nos tem proporcionado”, destacou José.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 56,8 milhões de toneladas/ano e receita líquida de R$ 14 bilhões, em 2015. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.