Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Joint Venture Contexto Econômico e Parcerias Empresariais

Alunos Eliseu G. de Oliveira e Paloma Souza e profª Fabiana Consul Mendes

As Joint Ventures surgem como uma proposta bastante interessante, na qual duas ou mais empresas se unem para criar um produto ou aprimorá-lo, de forma que todos envolvidos possam partilhar os lucros que determinado produto pode gerar. A palavra Joint Venture não possui tradução na língua portuguesa. Foi no direito inglês que o termo foi assim denominado, pois trazia a ideia de “aventura conjunta”. No Brasil, começou a ser utilizado a partir da década de 80 com a expansão de Mercosul. Com a globalização, as empresas brasileiras tiveram que buscar novas estratégias para se manter, e encontraram na Joint Venture uma união empresarial que mudaria a história das mesmas.

Atualmente, o sistema ‘Joint Venture’ vem sendo utilizado em maior frequência no mundo capitalista, formando uma nova técnica de globalização, envolvendo grupos econômicos que pretendem evitar risco em seus investimentos. Esta tendência tem se firmado e ganho força a partir da nova ordem econômica mundial, que tem como um dos objetivos, firmar a integração econômica entre as nações.Os aspectos positivos que levam à criação de uma Joint Venture são os resultados altamente lucrativos que essa união pode trazer, tornando-os mais seguros para os investidores que precisam ter garantias de que terão o retorno esperado no que investiram. Igualmente, a visibilidade do negocio também se torna um ponto forte, pois eleva a credibilidade do produto no mercado e transforma a empresa em uma especialista no seu ramo.

Um exemplo disso é a empresa General Motors, localizada em Gravataí, onde as sistemistas da GM compõem o sistema de Joint Venture; pois produzem as peças do carro como motor, bancos, painel, pneus e vidros e, cada empresa, é especialista em um produto.

Conclui-se que o sistema Joint Venture atrai mais investidores pela garantia de retorno e oportunidade de desenvolvimento de novas tecnologias. As empresas de grande expressão, em parceria com outras empresas de pequeno ou médio porte, começam a se instalar no Brasil, elevando a credibilidade de seus produtos junto ao mercado.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.