Brasil, 27 de Setembro de 2016

Dia do Voluntário é comemorado em todo o Brasil

Instituto dá dicas para quem deseja tornar-se voluntário, mas não sabe por onde começar

O Dia do Voluntário é comemorado no Brasil em 28 de agosto. A data alerta para a importância do voluntário num país em desenvolvimento, como o Brasil, e lembra os benefícios à sociedade e também a quem pratica o voluntariado. De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Cristiane Fonseca, pessoas que se dedicam a atividades voluntárias têm mais autoestima, satisfação pessoal, trabalham melhor em equipe e ampliam o networking.

Mas então por que o brasileiro não se dedica ao trabalho voluntário? Uma pesquisa da Fundação Social Itaú mostrou que apenas 3 em cada 10 brasileiros já realizaram alguma ação voluntária na vida. O principal motivo alegado para não entrar nessa estimativa é a falta de tempo, seguida pela falta de convite, por nunca terem pensado nessa possibilidade e por não saberem onde obter informações a respeito. Se você conseguir dedicar alguns minutos da sua semana para doar em benefício de algum projeto, Cristiane dá algumas dicas para você tornar-se um voluntário:

1 – Reflita sobre o que gosta de fazer

Escolher um trabalho sem remuneração leva as pessoas a investirem seu tempo em coisas que realmente lhes interessam. Você pode descobrir um talento que nem mesmo você sabia por ajudar os outros. Feche os olhos e pense o que você gostaria de fazer para o resto da vida se não precisasse ganhar dinheiro. É importante que o voluntário encontre prazer na atividade escolhida.

2 – Procure uma causa, projeto ou organização na qual você acredite

Você prefere trabalhar com crianças, idosos, adolescentes ou com alguma causa específica como garantia de direitos, educação, qualidade de vida, meio ambiente, etc.? Essa é uma boa reflexão na hora de escolher onde atuar. Escolha lugares onde você acredita que vai fazer a diferença.

3 - Envolva sua família

Solidariedade se ensina com o exemplo. Então, que tal dedicar o tempo em família para, juntos, praticarem uma atividade voluntária? Com certeza, o tempo em família terá muito mais sentido.

4- Visite a organização social, dialogue conheça o seu propósito

Observe se sente-se à vontade e consegue contribuir. Isso diminui a chance de desistir no futuro.

5- Valorize e avalie constantemente sua ação e o benefício causado por ela

Sobre o Instituto Positivo

Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do país, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes:Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish