Brasil, 25 de Setembro de 2016

Evite esses 5 erros comuns ao adquirir o seu imóvel e garanta uma compra segura

A aquisição de bens de valor faz parte das muitas etapas da vida da maioria das pessoas. Dizer adeus ao aluguel e finalmente ter uma casa ou apartamento para chamar de seu é um dos principais sonhos do brasileiro.

Com as muitas possibilidades de compra, indo desde a grande variedade de empresas incorporadoras até a localização do imóvel, é normal que dúvidas e questionamentos surjam no momento de escolher o novo lar.

Além de toda a burocracia que é natural a este tipo de aquisição, perguntas acerca de outros aspectos podem surgir e precisam ser solucionadas. Fazer essas perguntas é importante para aumentar a segurança na compra e evitar fraudes.

Veja aqui algumas dicas que podem te ajudar na hora de adquirir um imóvel:

Falta de verificação sobre a procedência da incorporadora

Ainda que o número de fraudes relacionadas à venda de imóveis na planta tenha decaído nos últimos anos, é muito importante que o comprador verifique as licenças e documentos que autorizam uma empresa a realizar este serviço.

Fazer a compra sem este tipo de informação é muito arriscado e pode facilmente culminar em uma fraude ou golpe, no qual o cliente acaba sem dinheiro nem imóvel.

Se possível, tenha sempre um advogado de confiança para acompanhar de perto este tipo de verificação, para que não restem dúvidas da autenticidade da venda. Ainda assim, é essencial visitar o canteiro de obras e buscar conversar com clientes anteriores da empresa, de forma a saber sobre a entrega dos apartamentos, fidelidade dos imóveis à planta, atrasos, etc.

Realizar a compra sem planejamento financeiro

Deslumbrar-se por um determinado apartamento ou casa e sentir vontade de comprá-lo de cara é normal, especialmente se for o seu primeiro imóvel próprio. Porém, comprar um bem de valor tão alto sem planejar-se financeiramente antes é um equívoco e pode acabar gerando dívidas.

Se você se interessou realmente por um apartamento ou casa, após a visita faça um planejamento financeiro para saber se é possível pagar por um financiamento sem comprometer o restante do orçamento. Recomenda-se que a mensalidade desse empréstimo não represente mais do que 30% do total do seu orçamento mensal.

Adquirir um imóvel incompatível com as expectativas futuras

Comprar a casa própria pode ser uma experiência estressante, mas nem por isso decisões devem ser tomadas sem pensar. Adquirir um apartamento pequeno e, por isso, mais em conta, pode parecer um excelente plano para o presente, mas e futuramente?

Se existe a expectativa futura de formar uma família ou – no caso de uma compra feita por um casal – de ampliá-la, esse já não é um investimento tão bom assim. Considere sempre os seus planos futuros, ou os planos futuros do casal, na hora de entrar numa empreitada que envolve tantas consequências.

A localidade e a possibilidade de valorização desse imóvel também devem ser consideradas de acordo com o futuro, para que não haja arrependimentos que não possam mais ser resolvidos.

Cair de cabeça em ofertas abaixo do mercado

Um amigo, conhecido ou colega falou para você de uma oferta imperdível relacionada à compra de um imóvel.

Você pode até checar e fazer uma visita, mas evite ao máximo cair de cabeça quando uma casa ou apartamento se encontra à venda por preços muito inferiores aos praticados pelo mercado.

Em geral, isso pode significar fraudes, como, por exemplo, irregularidades na escritura, em relação ao proprietário ou com o próprio imóvel. Verifique na prefeitura e outros órgãos todos os documentos antes de começar a pensar no contrato.

Assinar o contrato por impulso

A assinatura de um contrato de compra é um ato que mudará drasticamente a sua vida futura, especialmente no âmbito financeiro. Por isso, deve ser minuciosamente analisado e calculado antes de realmente acontecer.

Leia e releia o documento em busca de falhas e possíveis furos que deem margem a fraudes. Se possível, contrate um advogado para que ele analise o documento de forma mais burocrática antes de liberá-lo para que você assine.

Após a compra e a assinatura, mantenha sempre uma pasta com todos os papéis de documentos apresentados antes e durante a transação, inclusive os relacionados ao financiamento, por segurança: nunca se sabe quando se irá precisar deles.

Seguir

SEGS NO SEU IDIOMA::