Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conheça os diferentes tipos de cerveja

O processo de fermentação, a partir do qual surgiram as primeiras bebidas alcoólicas, data de, aproximadamente, 10 mil anos atrás. Posteriormente, a cerveja passou a ser produzida pelos padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: grãos de cereais e leveduras. O processo de fabricação era bastante simples: os padeiros deixavam a cevada de molho até germinar, para depois moê-la grosseiramente, moldá-la em bolos e adicionar a levedura. Os bolos, depois de assados parcialmente, eram colocados em jarras de água, onde eram deixados para fermentar.

Apesar de, basicamente, a base da cerveja permanecer a mesma, o seu processo de fermentação sofreu várias alterações com o passar dos anos. Além disso, hoje, as pessoas podem contar com uma grande variedade de tipos e estilos de cerveja, disponíveis para os mais diversos gostos e harmonizações. Um dos segmentos que mais vem crescendo em todo o mundo nos últimos tempos é o do clube de cervejas. Alguns sites oferecem a opção de assinaturas mensais, por meio das quais os amantes da bebida podem receber com muita facilidade e comodidade algumas das principais cervejas fabricadas no mundo. É uma ótima opção para quem está buscando se aprofundar no universo cervejeiro e degustar novos e diferentes sabores.

É importante lembrar que, na definição de cerveja, encontram-se diferentes variedades, de acordo com fatores como ingredientes, método de produção, aroma, sabor, cor, origem etc. Por isso, listamos os principais tipos de cerveja existentes no mercado para que você fique um pouco mais por dentro do assunto. Confira!

Lagers

Atualmente, as cervejas do tipo Lager são as mais consumidas em todo o mundo; no Brasil, elas são responsáveis por cerca de 90% das vendas no setor. Esse tipo teve origem na Europa Central do século XIV e apresenta cervejas com graduação alcoólica relativamente baixa, geralmente entre 4% e 5%. Além disso, as cervejas Lager apresentam baixa fermentação ou fermentação a frio, de 6 a 12 ºC.

Dentre os principais subtipos de Lager, podemos destacar a American Lager, cerveja mais refrescante, leve, ideal para ser apreciada bem gelada. É o tipo de cerveja mais consumido nos Estados Unidos (Budweiser, Coors) e também no Brasil (Brahma, Skol, Antarctica). Já o subtipo Premium conta com cervejas mais lupuladas e maltadas, e tem como principais exemplos a Heineken e a Stella Artois. No Brasil, as cervejas Premium são representadas pela Bavaria Premium, Brahma Extra, Cerpa, Gold e outras variações de marcas mais conhecidas.

Originário da Áustria, o subtipo Vienna também merece destaque: cervejas de cor marrom avermelhada, sabor suave e adocicado de malte levemente queimado. Apresentam graduação alcoólica entre 4,5% e 5,7%.

Ales

As cervejas do tipo Ale se diferenciam das Larger pelo tipo de fermentação, que é feita em temperaturas mais altas, geralmente entre 15 ºC e 25 ºC. Esse tipo de fermentação se caracteriza por ser muito antigo, o que fez com que as cervejas Ale fossem as únicas disponíveis até meados do século XIX, quando foi descoberta a baixa fermentação. Se comparadas às Lager, as cervejas do tipo Ale apresentam sabores mais complexos, maltados e lupulados, além de serem bebidas mais vigorosas e encorpadas.

O tipo mais conhecido de Ale é a Pale Ale: desenvolvidas para competirem com as Pilsen durante a Segunda Guerra Mundial, essas cervejas apresentam graduação alcoólica de 6%, sendo, portanto, mais suaves. Entre os principais subtipos, destacam-se a American Pale Ale (que designa as americanas mais claras), a English Pale Ale (também conhecida como English Bitter ou somente Bitter) e a famosa India Pale Ale (espécie de cerveja carregada em lúpulo, que foi desenvolvida pelos ingleses para aumentar o tempo de conservação da bebida que seria levada nas viagens até a Índia). 

Lambics

Grande parte dos especialistas nesse ramo classifica o tipo Lambic como uma terceira categoria, separada das cervejas do tipo Ale e Lager, devido ao seu tipo de fermentação espontânea. As cervejas do tipo Lambic são feitas de trigo, no entanto, não são adicionadas leveduras, ficando a fermentação por conta dos agentes naturais. Esses “agentes fermentadores” podem ser encontrados somente em uma pequena área ao redor de Bruxelas, e é por isso que essas cervejas são muito difíceis de serem encontradas.

Esse tipo de cerveja se caracteriza por ser bastante peculiar, dotado de uma gama extremamente ampla de aromas, que podem ir do extremamente cítrico (como vinagre e vinho branco) ao frutado (cereja, framboesa, banana).

O subtipo mais conhecido das cervejas Lambics é o Lambic-Fruit: após o seu processo de fermentação espontânea começar, são adicionadas algumas frutas inteiras, como cerejas, framboesas, pêssegos etc. A fermentação propriamente dita é realizada pelos microorganismos presentes dentro da fábrica. Entre as mais conhecidas desse subtipo, estão as Framboise (de framboesa) e as Kriek (de cereja ácida). 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.