Brasil, 29 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Apicultura de alta produtividade é tema de seminário no oeste do PR

  • Escrito por  Savannah Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Santa Helena e Marechal Cândido Rondon recebem evento sobre inovação na produção de mel e derivados nos dias 19 e 20 de agosto, respectivamente

Aproximadamente 100 produtores de mel da região são esperados para as duas edições do Seminário Apicultura de Alta Produtividade, que acontecem em Santa Helena nesta sexta-feira, dia 19, e em Marechal Cândido Rondon no dia seguinte, 20 de agosto. Os seminários devem abordar a inovação dentro da produção apícola, desde as diferentes técnicas de manejo e reprodução de rainha, sequenciamento de abelhas, entre outros temas que revertem em aumento de qualidade e produtividade das colmeias.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, os seminários fazem parte de uma série de ações com o fim de tornar o mel produzido na região com padrões internacionais. “Pelo menos 100 produtores de mel da região, associados à Coofamel (Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná) estão em constante aperfeiçoamento, seja em cursos, eventos, treinamentos e, até mesmo, em missões técnicas para que melhorem seus resultados”, sinaliza.

Desse modo, destaca Emerson Durso, o palestrante convidado para o Seminário Apicultura de Alta Produtividade é de renome, com amplo conhecimento do segmento. “Com mais de 30 anos de experiência em apicultura, Robson Raad é considerado uma das maiores autoridades no assunto. Ele também é produtor. Assim, além do conhecimento técnico, ele tem o discernimento prático da lida diária na produção, principalmente quando diz respeito à criação de abelhas-rainhas”, observa.

O Seminário integra o Projeto de Desenvolvimento dos Apicultores do Lago Itaipu, que, além do Sebrae/PR, tem como parceiros a Coofamel; a Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Programa Cultivando Água Boa; a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus Marechal Cândido Rondon, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Santa Helena; Biolabore, Emater e Prefeitura Municipal de Santa Helena.

Diferenciação

Robson Raad é apicultor desde 1982 e há anos divide o conhecimento com outros produtores. Para ele, o Seminário tem como objetivo difundir tecnologia de produção. “Devido ao desenvolvimento de tecnologias na área apícola em especial, no avanço do manejo em abelhas africanizadas, abelhas estas que só se encontram no Brasil, parte da América do Sul e do Norte, os grupos de apicultores precisam ser atualizados com uma frequência muito grande. Nossa missão é transferir o máximo de técnicas de manejo já testadas”, assinala.

O especialista alerta que, ainda que o bioma do Paraná e da região do Lago de Itaipu seja propícia para a produção de mel, ainda pode ser mais bem aproveitada em termos de produtividade. “Com a inserção de novas técnicas de manejo dos enxames e de planejamento da atividade pretende-se reduzir as perdas e realmente tirar daquilo que a natureza nos propõe o máximo possível ou perto dele viabilizando a atividade como fonte de renda e fixação do homem ao campo”, relata Raad.

Além do aprendizado no Seminário, Robson Raad ressalta da necessidade dos apicultores transformarem o aprendizado em hábito. “Com um aporte tecnológico e um monitoramento continuado poderemos mudar radicalmente a apicultura da região viabilizado-a com um negócio com retorno razoável e sendo uma atividade justa e ecologicamente correta”, reforça.

Eventos

Em Santa Helena, o Seminário acontece na Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), que fica na Avenida Curitiba, no 222, no centro da cidade. Em Marechal Cândido Rondon, no auditório do Tribunal do Júri da Unioeste, à Rua Pernambuco, no 1.777. Nas duas cidades, a programação tem início às 9 horas e segue até às 16 horas.

Entre os temas abordados, estará a seleção para melhoramento genético, desde o conhecimento sobre o conceito de melhoramento genético e porque ele deve ser feito até como iniciar o processo e escolher as características desejáveis. A criação de abelhas-rainhas, especialidade de Raad, também será um dos temas, com foco nos motivos para ter uma produção, como escolher as matrizes e sistemas para cada realidade, além da marcação das rainhas e uso correto do código de cores.

“Outro tema em destaque no Seminário será o manejo para preparação de enxames para a safra. Nessa abordagem, os apicultores presentes conhecerão melhor sobre o sequenciamento de abelhas e comportamento dos enxames na entressafra, por exemplo”, explica Emerson Durso.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.