Brasil, 28 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Com tecnologia própria, Ambev reduz em 72% acidentes nas operações de logística e vendas

  • Escrito por  Grupo Máquina Cohn & Wolfe
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Dados inéditos foram apresentados na manhã de hoje (18), em São Paulo, durante o Fórum Melhores Práticas em Segurança Viária

Com uma das maiores frotas privadas do País, cerca de 13 mil veículos entre motos, carros e caminhões, a Ambev tem investido em tecnologia de ponta para garantir a segurança de toda a equipe responsável pelo transporte de suas bebidas. Um projeto merece destaque nessa empreitada: o chamado Tech Safety, software desenvolvido pela Ambev que rastreia e monitora veículos e traça o perfil de condutores, identificando comportamentos críticos de pilotagem, possibilitou à companhia reduzir em 72% o número de acidentes em suas operações de logística e vendas nos últimos três anos.

A cervejaria apresentou os dados inéditos na manhã de hoje (18), durante o Fórum Melhores Práticas em Segurança Viária. O evento é uma iniciativa do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a iniciativa privada.

A fase de testes do Tech Safety teve início em motocicletas no ano de 2010. Em agosto de 2012, 100% das 4,5 mil motos da companhia estavam com a tecnologia instalada. Naquele ano, o Tech Safety encabeçou uma redução de 34% nas ocorrências de acidentes.

Graças à tecnologia, os supervisores das equipes passaram a receber relatórios diários indicando problemas como excesso de velocidade, frenagens e acelerações bruscas, configurando o índice de erros por condutor. Além disso, um monitoramento periódico, em que supervisores acompanham pessoalmente as rotas de entrega, verifica eventuais descuidos com o uso de EPIs e indícios de direção arriscada como ultrapassagens incorretas. Entre 2014 e 2015, a redução foi de 88% no número de irregularidades cometidas pelos condutores.

“Trabalhamos para que o cenário de acidentes no trânsito envolvendo motociclistas mude no Brasil. De 2008 a 2015, conquistamos uma redução de 83% nos acidentes com nossa frota. Reduzir ainda mais esse índice faz parte do nosso sonho de construir um mundo melhor”, afirma Henrique Mata Machado de Castro, gerente corporativo de saúde e segurança ocupacional da Ambev.

Em 2014, o Tech Safety foi expandido para carros e, hoje, está ativo nos mais de 2.600 automóveis da frota da empresa. A partir da identificação de comportamentos de risco e das correções realizadas, houve uma redução de 95% nas infrações envolvendo carros da companhia.

Vale destacar que os motoristas de carros passam por testes de direção antes de serem contratados, por um treinamento no momento da integração e outro anual obrigatório. Já para motos, o treinamento obrigatório acontece duas vezes por ano. Além disso, os condutores que apresentam comportamentos críticos, segundo o relatório gerado pelo Tech Safety, passam por uma orientação mensal.

Em 2015, a Ambev implementou o Tech Safety para caminhões. O sistema de rastreamento funciona por meio de um dispositivo de telemetria que faz o acompanhamento de 5.600 veículos que trabalham para a cervejaria, para controlar o comportamento dos condutores quanto a excessos de velocidade, freadas bruscas, velocidade em rotas críticas etc..

Além disso, a companhia criou o Prontuário Eletrônico, uma carteira de motorista digital que, além de reunir todas as infrações medidas pela telemetria, apresenta indicadores de comportamento dos condutores como reclamações de trânsito (0800), incidentes, multas, sansões disciplinares. Todos os parâmetros que possam significar um problema de comportamento estão no prontuário.

A partir de um relatório periódico, o gestor realiza ações de conscientização sobre a segurança do condutor e dos ajudantes. A Ambev investe em treinamentos de direção defensiva em todas as unidades do país. Eles contam com uma parte prática e outra teórica e duram cerca de seis horas.

Como resultado do trabalho envolvendo a frota de caminhões, houve uma redução de 86% no número de infrações no último ano.

“Segurança para a gente é um valor fundamental. Sabemos que mudamos de fato o comportamento do condutor quando ele está em seu momento de lazer e não se arrisca no trânsito. Daí entendemos que cumprimos nosso papel”, afirma Rodrigo Mataraia, gerente corporativo de logística da Ambev.

Sobre o Fórum Melhores Práticas em Segurança Viária
Iniciativa inédita do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o fórum reuniu as melhores práticas implementadas pelos parceiros do movimento e que apresentam resultados mais relevantes e com maior capacidade de multiplicação.

Na ocasião, movimento assinou uma parceria para troca de experiências com a Together for Safer Roads – organização mundial de grandes empresas comprometidas com a segurança viária, composta por especialistas e líderes do setor. A parceria trará para o Estado de São Paulo estratégias relacionadas ao aprimoramento de banco de dados, colaborando com a melhoria do INFOSIGA-SP e na aplicação de boas práticas mundiais.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.