Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Arteterapia muda realidade de jovens carentes em São Paulo

Os valores arrecadados com as peças de cerâmica, elaboradas dentro do projeto social, são totalmente revertidos para os próprios alunos que integram a iniciativa

A arte feita com cerâmica está mudando a realidade de crianças e adolescentes carentes da zona leste de São Paulo. Cerca de 70 delas estão tendo essa oportunidade a partir do Projeto Ser Âmica – A Modelagem de um Novo Amanhã - 3ª etapa. Desde agosto de 2015, os jovens têm aulas semanais de arte em cerâmica num ateliê no bairro de Artur Alvim, em parceira com o Instituto Movere de Ações Comunitárias.

Uma das bases do trabalho é a Arteterapia, que usa a cerâmica como recurso terapêutico. “A argila possui propriedades químicas como cálcio, ferro, potássio, magnésio e alumínio, que penetram nos poros e, em alguns casos, conseguem auxiliar nas carências do organismo, absorvendo toxinas, neutralizando alguns ácidos do corpo, deixando-o livre e desobstruído para a receptividade de novas energias”, explica Elainy Mota, artista plástica e idealizadora do projeto.

Os jovens, entre 12 e 17 anos, recebem instruções de como manusear a argila e esmaltá-la. As obras, depois de prontas, são comercializadas e o dinheiro é revertido totalmente para o aluno-artista. Os preços praticados são muitas vezes simbólicos e variam de R$ 10,00, no caso das saboneteiras, a R$ 200,00 para os painéis decorativos com madeira de demolição. Os valores são acessíveis justamente para democratizar o acesso à arte e sem impor restrição de público. “Se todo projeto incentivado tivesse este conceito, como um de seus pilares, o acesso à cultura seria expandido e todos ganhariam com isto: artistas, produtores, expectadores e sociedade em geral”, conclui Elainy.

O projeto foi criado para atender adolescentes em situação de vulnerabilidade social, mas hoje também assiste os irmãos menores desses alunos para evitar que permaneçam nas ruas ou locais indesejados. "É melhor estar com os pequenos no ateliê produzindo arte, ainda que de forma lúdica, do que vê-los nas ruas, à mercê da marginalidade e do tempo ocioso. Surpreendentemente, algumas delas produzem peças belíssimas, que me fazem rever os conceitos sobre limitações relativas à idade mínima para a arte", analisa.

Casos de sucesso - Sérgio Vinícius, de 17 anos, conquistou o primeiro emprego ao ser contratado como monit or do projeto e ter seu talento reconhecido pelos organizadores. "Com o meu trabalho no Ser Âmica, já consegui adquirir vários itens dos meus sonhos, como: tênis, celular, videogame e roupas”, comenta.

Os alunos que se destacam têm a oportunidade de serem contratados pelo próprio projeto, já que um de seus fundamentos é justamente fomentar o empreendedorismo social e a geração de renda, incentivando-os a se envolverem cada vez mais com a arte e com o manuseio do barro.

Reconhecimento - O conceito de Arteterapia, utilizado no projeto, chamou a atenção de especialistas argentinos, que já convidaram a idealizadora da ação, Elainy Mota, para palestra no 5º Congreso Del Mercosur /4º Congreso LatinoAmericano de ArteTerapia “Campo de Conocimiento – Transdisciplinariedad, Campo de Acción-Interdisciplinariedad, em Buenos Aires. Outro convite foi recebido recentemente e prevê exposição e palestra sobre o trabalho no Congresso de Arteterapia de Salvador, em outubro deste ano.

A idealizadora do Ser Âmica também tem se dedicado a realizar oficinas externas de arteterapia, para ampliar os atendimentos a novos públicos, como idosos e crianças que não fazem parte do projeto, mas que enxergam a arte como um recurso terapêutico e ampliação de novos conhecimentos.

Desde 2007, o projeto tem uma missão desafiadora: profissionalizar adolescentes em situação de vulnerabilidade social através da arte, buscando conciliar conceitos da Arteterapia no resgate da autoestima de jovens. O projeto foi aprovado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e tem patroc�= Dnio da empresa Panco.

Espaços fixos de exposição e venda das obras:

Bazar Permanente do Projeto Ser Âmica: Rua Desembargador Rocha Portela, 953, Artur Alvim/SP – Fone: (11) 9-81160- 1060 ou (11) 9-8574- 2905. Aos sábados, das 10 às 16 horas. * Agendamento de visitas em outros horários através do WhatsApp – (11) 9-8116-1060. Grátis.

Espaço Cultural Mo Li Hua - Rua Coriolano, 529, Lapa/SP - Fone: (11) 3569-4020. De 2ª a 6ª feira, das 10 às 22 horas e, aos sábados, das 10 às 17 horas. Grátis.

Restaurante Cachoeira Tropical – Rua João Cachoeira, 275, Itaim Bibi. De 2ª a 6ª feira, das 11h30 às 15h30. Sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 16h00. Grátis.

Acompanhe as atividades do Ser Âmica pelas redes sociais:

Blog: http://seramicapanco2015.blogspot.com.br

Fanpage: http://www.facebook.com/projetoseramica

Youtube: 

 (vídeo institucional do projeto)

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish