Brasil, 29 de Setembro de 2016

Fotógrafa registra ações sociais em viagens

Marcella Meneguello lança o projeto Retrato do Bem para captar cenas de voluntariado em diferentes roteiros

Apaixonada por viagens e retratos, a fotógrafa paulista Marcella Meneguello (@marcellameneguello) uniu dois de seus interesses à admiração pelo voluntariado. Na fotografia documental do projeto autoral Retrato do Bem, culturas e realidades distintas são conduzidas por histórias inspiradoras. As imagens, em comum, retratam o encontro de voluntários e as pessoas beneficiadas pelas ações sociais. Instantes que revelam sentimentos como generosidade e gratidão.

“Conhecer novas pessoas e lugares é um privilégio. Como forma de retribuir estas experiências, criei o Retrato do Bem. Meu objetivo, com isso, é mostrar o que já é desenvolvido por programas sociais e, principalmente, estimular mais e mais cidadãos a fazerem o bem para o outro, pelo ambiente, para os animais, pela nossa sociedade e para o planeta”, conta Marcella.

A intenção da fotógrafa é registrar iniciativas no Brasil e pelo mundo, que podem partir de um único indivíduo ou de grandes empresas. "O Retrato do Bem mostra que para realizar uma ação basta a vontade de ajudar. Procuro conhecer amplamente o programa social antes de captar as imagens, reunindo os elementos e sentimentos envolvidos no momento em que os trabalhos são colocados em prática", explica.

Desde 2014, quando as primeiras imagens foram tiradas, a fotógrafa registrou cenas de voluntariado em São Paulo em duas ocasiões: com a distribuição de alimentos para moradores de rua e na capacitação de jovens de comunidades carentes em produções teatrais. Na África do Sul, acompanhou o filho, Thiago Meneguello Coutinho, em trabalho social na Cidade do Cabo. Recentemente, ampliou o Retrato do Bem ao fotografar doações de roupas em Goiânia.

As imagens do Projeto Retrato do Bem estão disponíveis no site da fotógrafa: www.marcellameneguello.com.br

Sobre a fotógrafa
Marcella Meneguello passou a se dedicar exclusivamente à fotografia em 2014, após 15 anos como professora universitária. Marcella identificou nos retratos a melhor maneira de expressar a paixão por pessoas, viagens e histórias transformadoras. Com o projeto autoral Retrato do Bem, capta o encontro entre voluntários e os beneficiados por ações sociais no Brasil e no mundo

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish