Brasil, 29 de Setembro de 2016

Diversidade E Inclusão É Tema De Evento Na Sodexo On-Site

10º aniversário do GDIB – Global Diversity & Inclusion Beanchmarks foi celebrado em São Paulo, em parceria com a BPW São Paulo – Business Professional Women e com a participação de grandes empresas e entidades

A Sodexo On-site patrocinou e sediou o 10º aniversário do GDIB – Global Diversity & Inclusion Benchmarks, na última semana, na sede da empresa, em São Paulo. Durante o evento, que contou com a participação do Tribunal de Justiça de São Paulo, da Polícia Militar de São Paulo, do CPB - Comitê Paralímpico Brasileiro, além das instituições BPW SP - Business and Professional Women, Incubadora Afro Brasileira e Instituto Iris, e das consultorias Ferdman Consulting e Inter Elo Consultoria, foram realizados debates e apresentações, mediados pelo colunista da Folha de São Paulo, Jairo Marques, e pela VP da BPW São Paulo – Business Professional Women, Erika Zoeller Véras, com o objetivo de compartilhar cases e iniciativas relacionadas à inclusão e à diversidade. Também participaram os painelistas Fábio Barbosa, Giovanni Harvey, Mizael Conrado, Thayz Martinez e o desembargador Antonio Carlos Malheiros.

Na ocasião, que ainda contou com a participação dos GDIB Experts Panelists, Maria Cristina Carvalho, da InterElo e da BPW-SP, e o professor Bernardo Ferdman, da Alliant Internacional University e membro do Diversity Collegium, foi realizado o lançamento da versão do GDIB em Português. O GDIB é um material que surgiu nos EUA, há 10 anos, como forma de contribuição para a implementação e valorização de programas de Diversidade e Inclusão no ambiente organizacional. Este conteúdo, que vem sendo atualizado ao longo do tempo, já contou com a contribuição de 95 Experts Panelists de vários países do mundo e em sua mais recente edição, contou com o apoio de três profissionais latino americanos. A edição do documento em português já está disponível no site da Inter Elo Consultoria.

Painel - Cases de Sucesso em D&I

Dentre as diversas ações realizadas pelo grupo Sodexo neste segmento, foram apresentados os projetos Sodexo Women’s International Forum for Talent (SWIFt), criado em 2009 com a missão de reforçar o equilíbrio entre os gêneros dentro do grupo; o Empoderando Refugiadas da ONU, que realiza workshops, coaching e ajuda na recolocação profissional de mulheres nessas condições; além das iniciativas referentes às pessoas com deficiência, e do compromisso com a Carta de Adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT, praticados pela empresa. Para Andreia Dutra, diretora de RH da Sodexo On-site Brasil, a diversidade faz a diferença dentro das empresas. “A Sodexo valoriza as pessoas e isso faz uma enorme diferença para seus colaboradores, pois promove o aumento do engajamento, e consequentemente, da produtividade da empresa. É muito importante que mostremos que a diversidade traz resultados concretos”, explica a diretora de RH.

Painel - Talkshow / Diversidade no Brasil – Desafios e Oportunidades

Já Fábio Barbosa, vice-presidente da Fundação Itaú Social, e que já atuou como CEO e líder de empresas como Banco Real, e de órgãos como a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), descreveu sua trajetória de incorporação do conceito de diversidade, principalmente no que se referia à participação de mulheres e negros em cargos de gerências. “Somente a partir de políticas afirmativas conseguiremos garantir que todo cidadão tenha oportunidade de uma vida digna. As pessoas que convivem com a diversidade crescem constantemente e hoje, o terreno é cada vez mais fértil para causas como esta”, afirmou o vice-presidente.

O Tribunal de Justiça de São Paulo e a Polícia Militar de São Paulo também mostraram progressos significativos nesses temas. A Ten. Coronel da Polícia Militar de São Paulo, Geórgia Abílio Publio Mendes afirmou que, graças a um trabalho de aproximação e interação com a sociedade, a PM está mais próxima e atenta à questão da diversidade e inclusão. “Atualmente, dos 100 mil policiais da corporação, mais de 10% são mulheres. Temos uma Polícia Militar formada por todas as raças, religiões, e gêneros, o que é muito gratificante”, explicou a tenente.

Já o Des. Antônio Carlos Malheiros – Tribunal de Justiça, disse que os juízes brasileiros estão começando a despertar para as diferenças, o que é muito importante. “A lei de inclusão é extremamente valiosa, temos que interpretá-la para que ela possa ir além do direito e consiga concretizar a justiça”, comentou o desembargador.

Com a proximidade dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Mizael Conrado, VP do CPB - Comitê Paralímpico Brasileiro reiterou a importância do esporte para os deficientes. “A prática esportiva promove a inclusão de fato, pois resgata a autoestima e torna as pessoas mais iguais. Entretanto, temos ainda muito que avançar neste sentido. Nosso grande desafio é consolidar uma cultura paralímpica no Brasil”, salientou Mizael.

Para a presidente do Instituto Iris, Thays Martinez, é preciso olhar a diversidade de uma maneira mais objetiva. “A sociedade tem que enxergar o portador de deficiência como pessoa e não como um grupo. Temos muito que caminhar neste aspecto, pois as diferenças devem ser vistas como uma estratégia que ajuda verdadeiramente na melhoria dos resultados das empresas”, finalizou a presidente.

Sobre a Sodexo On-site

No Brasil, atuando no segmento há 35 anos, com 35 mil colaboradores e cerca de 2 mil unidades operacionais, a Sodexo trabalha para oferecer as melhores opções em Serviços On-site – Alimentação e Facilities Services. Tem ampla gama de serviços integrados e atende a clientes de segmentos como: Corporativo, Indústrias, Educação, Saúde e Energia e Recursos. Com atuação em todo o território nacional, a empresa foi eleita, por nove vezes, pelo prêmio Top of Mind de RH, categoria Serviços de Alimentação Coletiva, e oito vezes pelo Top Hospitalar, do ItMidia, o mais importante prêmio do setor Médico-Hospitalar no País. A Sodexo foi agraciada, também, com o Selo Paulista da Diversidade, na categoria Adesão, que promove a valorização da diversidade no ambiente de trabalho, sobretudo em questões étnico-raciais, de gênero, idade, orientação sexual e pessoa com deficiência.

Sobre a GDIB

O GDIB - Global Diversity & Inclusion Benchmarks é um guia para organizações ao redor do mundo que visa apoiar indivíduos e organizações no desenvolvimento e implementação dos melhores padrões e práticas em relação à Diversidade e Inclusão.

Diversidade e Inclusão têm emergido como uma prática em todo o mundo e vem se tornando elemento crítico para o sucesso de uma organização. O GDIB oferece um conjunto abrangente de critérios, em constante evolução para apoiar a melhoria da qualidade do trabalho de diversidade e inclusão, e assim, maximizar seu impacto positivo no âmbito global.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish