Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cadeia produtiva regional: uma alternativa para Brasil e Argentina

  • Escrito por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Há algum tempo que Brasil e Argentina enfrentam sérias crises econômicas e, mesmo fazendo parte de um bloco de integração econômica regional – MERCOSUL –, não utilizam esse instrumento para ampliar as suas relações comerciais internacionais.

O comércio internacional, sem dúvida, é um mecanismo importante que os países dispõem para solucionar seus problemas econômicos. Tanto Brasil como Argentina têm utilizado essa alternativa com muita intensidade no agronegócio e nas commodities, obtendo significativos resultados que impediram o crescimento de suas dificuldades.

Utilizar a estratégia da cadeia produtiva regional é uma opção muito interessante, mas com viabilização muito lenta e, talvez, neste momento, inviável. Tal impossibilidade se fundamenta nos desajustes internos que os dois países apresentam e que os impedem de atender os fundamentos de uma cadeia produtiva.

Para que essa estratégia se viabilizasse seria necessário que os Governos brasileiro e argentino realizassem uma série de ações nos campos político, econômico e social que, na atualidade, seriam impraticáveis.

Francisco Américo Cassano é Doutor em Ciências Sociais – concentração em Relações Internacionais, Professor Ajunto e Pesquisador dos temas Internacionalização de Empresas e Relações e Negócios Internacionais na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Está disponível para entrevistas.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.