Brasil, 1 de Outubro de 2016

Apresentados vencedores da Grande Prova Vinhos do Brasil 2016

Resultado da 5ª edição da maior prova às cegas do vinho brasileiro, que bateu recorde de participação com mais de 850 amostras, de 110 vinícolas, foi divulgado na última quarta-feira (3), em Garibaldi (RS)

Na última quarta-feira (3), no Hotel Casacurta, em Garibaldi (RS), foram conhecidos os vencedores da 5ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB). Entre os participantes da prova realizada no Rio de Janeiro, estiveram mais de 850 amostras, de 110 vinícolas nacionais, de oito estados brasileiros.

O vice-presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló, ressaltou a participação expressiva de vinícolas na edição deste ano. Segundo o dirigente, o prêmio dá ainda mais visibilidade ao vinho brasileiro e ajuda a fortalecer o setor. "Nunca se falou tanto em vinho no Brasil e isso é resultado da qualidade cada vez maior dos nossos produtos. Quem ganha com isso é o consumidor", destacou.

"Os resultados, somando-se ao trabalho do anuário, terminam por ser uma grande referência para o mercado, tanto trade, como consumidor, pois trazem de forma bem elaborada e didática o nosso acompanhamento ano a ano da nítida evolução qualitativa dos nossos vinhos, sempre com muitas novidades", destacou o organizador do evento, Sérgio Queiroz.

Os resultados serão divulgados pelo Anuário Vinhos do Brasil 2016/2017. Neste ano foram 28 categorias, com 30 campeões (ocorreram três empates). Seguindo normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o número de medalhas foi limitado a 30%. No total, foram cinco medalhas de duplo-ouro, 160 medalhas de ouro e 90 medalhas de prata. Espumante Brut Champenoise e Tinto Super Premium foram as categorias com mais medalhas de ouro, com 31 e 37, respectivamente.

NOVIDADES 2016

Este ano, o certame trouxe algumas novidades, como as novas categorias Tintos Super Premium (acima de R$ 100), Best Buys (os mais bem pontuados até R$ 39,99), categorias especiais para espumantes elaborados pelo método tradicional (Champenoise) e a inédita categoria de Suco de Uva integral.

JURADOS 2016

Michel Friou - França, enólogo chefe da vinícola Almaviva; Danio Braga - chef e sommelier, fundador da ABS Brasil; Sebastián Rodrigues - Chile, enólogo da Concha y Toro; Diego Arrrebola - Sommelier, atual bi-campeão brasileiro; Vladimir Veliz - Chile, do CanaldelVino.com; Gilberto Pedrucci - enólogo e presidente do Sindivinho; Marcio Oliveira - jornalista de MG, responsável pelo site Vinotícias; Ed Arruda, sommelier chefe do Copacabana Palace; Ricardo Farias, presidente da ABS-Rio; Celio Alzer, professor da ABS-Rio; Roberto Rodrigues, diretor da ABS Rio; Homero Sodré, Delegate de Bordeaux no Brasil pelo CIVB; Jô Sodré, professora de vinhos da Universidade Estácio de Sá; Maria Helena Tahuata, vice-presidente da ABS Rio; Romeu Valadares, jornalista; Luiz Fernando Silva, do Grupo Pão de Açúcar; Sergio Queiroz, Grupo BACO; Marcelo Copello - Grupo BACO e presidente do juri.

O evento conta com o apoio do Ibravin, do Governo do Rio Grande do Sul e do Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Beb. Derivados da Uva e do Vinho do RS (Sindivinho), com apoio institucional das entidades: Agavi, Aprovale, Acavitis, Apromontes, Vinhos da Campanha, Valex-Vale do São Francisco, Expovinis e parceria Hotel Vila Galé e Bilfinger Profi Miet do Brasil Ltda.

Conheça os vencedores da Grande Prova Vinhos do Brasil 2016

1. Espumante Branco Brut Champenoise - Viapiana 575 dias e Gran Legado
2. Espumante Branco Brut Charmat - Chandon Excellence
3. Espumante Rosé Brut Champenoise - Cave Geisse Terroir
4. Espumante Rosé Brut Charmat - Monte Paschoal Virtus
5. Espumante Branco Extra-Brut e Nature - Cave Geisse Terroir Nature
6. Espumante Prosecco/Glera - Monte Paschoal
7. Espumante Branco Moscatel - Aliança
8. Espumante Branco Demi-sec - Aurora Saint Germain
9. Espumante Rosé Demi-sec e Moscatel - Don Guerino Moscatel Rosé
10. Branco Chardonnay - Casa Verrone Speciale
11. Branco Sauvignon Blanc - Don Guerino Sinais
12. Branco Moscato - Macaw Perini
13. Branco de Outras Castas e Cortes - Estância Guatambu
14. Rosé - Dunamis Tom
15. Tinto Cabernet Sauvignon - Barão de Petrópolis (Vinícola Bebber) e Aurora Millesime
16. Tinto Merlot - Miolo Terroir e Salton Desejo
17. Tinto Tannat - Simonetto
18. Tinto PinotNoir - Suzin
19. Tinto Cabernet Franc - Dal Pizzol Do Lugar
20. Tinto Marselan - Viapiana Expressões
21. Tinto de Outras Castas - Monte Paschoal Tempranillo
22. Tinto Corte - Perini Quatro
23. Tinto Syrah - Primeira Estrada (Vinícola Estrada Real)
24. Tinto Super Premium (acima de R$ 100) - Perini Quatro
25. Doces e Fortificados - Salton Intenso
26. Suco de Uva Integral Tinto - Zanrosso
27. Suco de Uva Integral Branco - Aurora
28. Best Buy, bem pontuados até R$ 39,99 no varejo (serão divulgados posteriormente)
Anuário Vinhos do Brasil

O Anuário Vinhos do Brasil 2016/2017 é uma publicação bilíngue, editada em parceria entre o Grupo BACO o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), trazendo um panorama completo da indústria do vinho brasileira, das regiões produtoras, dos vinhos, do enoturismo, sendo hoje a principal referência editorial do setor, seja no Brasil ou no Exterior, onde é distribuído em mais de 100 postos e embaixadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish