Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Café com Energia, na FIEC, debate aspectos financeiros do setor de energia solar fotovoltaica

Com um crescimento projetado de 104,4% ao ano até 2024, o mercado da energia solar fotovoltaica no Brasil é um dos mais atrativos. Para o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Nelson Colaferro, a geração distribuída é especialmente promissora. “A geração distribuída, na minha opinião, tem um potencial enorme. Gerar energia no ponto de consumo me parece ser o mais racional porque eliminamos uma infraestrutura enorme necessária à geração centralizada para que a energia possa chegar até o ponto de consumo”, explicou o empresário durante o 1º Café com Energia, promovido pela FIEC nesta sexta-feira (5/8) em parceria com a All About Eventos.

Durante o evento, Colaferro apresentou a atratividade financeira da geração distribuída abordando diversos aspectos, desde as oportunidades de atuação na cadeia produtiva do setor, os créditos disponíveis, as principais variáveis de viabilidade de um projeto de energia solar até os modelos de financiamento disponíveis no mercado. Também falou sobre a qualidade dos projetos, a qualidade das instalações e produtos, a garantia de performance, o monitoramento de geração, manutenção e operação, aplicação de sistemas complementares, entre outros.

“No futuro bem próximo vamos ter tecnologias de automação que vão de alguma forma se associar e até depender do sistema solar. Por exemplo, os carros elétricos, as bicicletas elétricas e as casas inteligentes. O solar fotovoltaico em geração distribuída não é o fim, ele é o início de um processo de consumo e de gestão de energia que nós consumidores ingressaremos em breve”, destacou.

Segundo Nelson Colaferro, que é sócio-diretor da Blue Sol Energia Solar, o Ceará tem um potencial imenso e a tendência é que seja um grande produtor mundial assim como o é hoje em termos de energia eólica. Ele ressalta como um dos principais diferenciais o FNE Sol do Banco do Nordeste, uma linha de crédito voltada para financiar a compra e a instalação de sistemas de micro e minigeração de energia.

O Café com Energia será realizado a partir de agora uma vez por mês para discutir temas relevantes para o setor e às empresas. É uma parceria da FIEC, através dos Núcleos de Economia e Estratégia e de Energia, com a All About Eventos, realizadora do All about Energy.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish