Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fundação Itaú Social prorroga inscrições para o edital de apoio aos Fundos da Infância e Adolescência

Propostas podem ser inscritas até o dia 15 de agosto e os recursos são destinados a projetos educacionais focados em educação integral

Em 2015, foram selecionados 36 projetos, entre eles as experiências de Belém (PA) e Santo André (SP)

A Fundação Itaú Social prorrogou as inscrições para o edital de apoio aos Fundos da Infância e Adolescência. Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de todo o País tem até o dia 15 de agosto para inscrever propostas focadas em educação integral.

O Itaú Social destinará os recursos ao Fundo da Infância e Adolescência para apoiar ações, serviços, programas ou projetos educacionais voltados ao acesso à cultura, à arte, à ciência, à tecnologia, ao lazer e ao esporte. “Os recursos devem ser aplicados em projetos inovadores que inspirem caminhos para políticas públicas”, explica a Coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social, Cláudia Sintoni.

Em 2015, foram selecionados 36 projetos, cujas instituições receberam as verbas no início deste ano. As experiências de Belém (PA) e Santo André (SP) estão entre eles. Na capital paraense, o projeto “Escola Viva: Enfrentando nas escolas públicas o uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes e gravidez precoce”, desenvolvido pelo Movimento de Promoção da Mulher (MOPROM), está realizando ações educativas em vinte unidades estaduais e municipais. Consulta pública realizada em 2014 pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belém identificou que essas são as duas questões que mais preocupam a população local, uma vez que provocam o desinteresse pelos estudos e, consequentemente, o abandono da escola.

O projeto envolve mais de 1.000 alunos e cerca de 550 educadores. Sessenta jovens do Ensino Médio receberam formação para atuarem como mediadores de vivências, em parceria com os profissionais da educação. A perspectiva é reduzir o envolvimento dos jovens com o uso de álcool e drogas e incentivar a permanência de adolescentes grávidas na educação básica com bom rendimento escolar.

Já em Santo André, região metropolitana de São Paulo, cerca de 450 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos participam do projeto “Fortalecimento dos espaços socioeducativos”. São realizadas atividades que contribuem para o desenvolvimento pleno destes meninos e meninas, tendo como premissa a participação e envolvimento das famílias. Espera-se, desta forma, garantir a inserção e permanência dos alunos na escola.

O projeto, desenvolvido pela Associação Civil Projeto Juventude Esperança do Amanhã (JEDA), alcança os bairros mais vulneráveis à violência doméstica, maus tratos, evasão escolar, acesso às drogas, negligência familiar e trabalho infantil. Em junho, as ações foram ampliadas para receber mais crianças e adolescente, com maior qualidade no atendimento.

Por meio de atividades socioeducativas como oficinas de teatro, dança, judô, artes, música e informática, realizadas fora do horário regular de aula, a ação preocupa-se em oferecer recursos para o fortalecimento da educação integral e o desenvolvimento pleno do indivíduo. Boa parte das crianças e adolescentes sofre de baixa autoestima por estarem atrasadas no calendário escolar, o que afeta a frequência nas aulas e aumenta a evasão.

Para efetuar a inscrição das propostas, os Conselhos devem enviar a Carta de Encaminhamento, o Formulário de Inscrição de Proposta e a planilha de Orçamento da Proposta. As inscrições recebidas serão analisadas durante os meses de agosto a outubro e o resultado final tem previsão de divulgação para 30 de novembro.

A íntegra do edital e a relação de documentação necessária estão disponíveis no site da Fundação Itaú Social (www.fundacaoitausocial.org.br).

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish