Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Da Sala De Aula Ao Palco: Instituto Baccarelli Forma Crianças E Jovens Por Meio Da Música

  • Escrito por  Pedro Sant'Anna - Baobá Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Ao longo da sua história, a instituição amplia o número de turmas e alunos de escolas públicas, que iniciam a educação musical a partir dos quatro anos de idade e desenvolvem habilidades que melhoram o desempenho nos estudos

O crescimento para além da carreira profissional. Essa é a premissa do trabalho educativo do Instituto Baccarelli que, após quase 20 anos de fundação, hoje promove aulas de Musicalização Infantil, Canto Coral e de Instrumentos anualmente para mais de 1.000 crianças e jovens, com uma equipe de 60 professores. Para iniciar os estudos no local, a primeira etapa é ter entre 4 e 14 anos e estudar em escola pública municipal da comunidade de Heliópolis e região, na zona sul paulistana.

“Trabalhamos em sala de aula a questão das oportunidades que a vida oferece. Não formamos somente um músico. Em primeiro lugar, a nossa preocupação é formar o ser humano, um cidadão com responsabilidade, discernimento e autocrítica”, afirma a Coordenadora de Corais e Musicalização Infantil do Instituto Baccarelli, Silmara Drezza.

Inicialmente com apenas três Corais, formados por alunos a partir de 8 anos, o Instituto Baccarelli ampliou a quantidade de crianças e jovens atendidos após um convênio com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em 2010. Com a entrada de novos estudantes, não apenas multiplicou-se o número de crianças da rede municipal que passaram a integrar a instituição, como também foi implantado o curso de Musicalização Infantil.

Dividida por faixa etária, entre os níveis 1, 2 e 3, as aulas de Musicalização Infantil são realizadas em salas com até 25 alunos da primeira infância (até os 6 anos). Nessas aulas, a proposta é construir o conhecimento por meio da vivência e exploração prática, inclusive da rítmica Dalcroze, antes da introdução teórica dos conceitos musicais. O principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando o aprendizado e contribuindo para a formação integral do ser humano.

Brincadeiras, instrumentos, fantoches, tecidos, brinquedos pedagógicos, músicas e até material de sucata: todas essas ferramentas são importantes para fazer os pequenos se apaixonarem pela música. Após este primeiro contato, a partir dos 7 anos, é possível ingressar no ensino do Canto Coral, que se divide entre os grupos Pré-Coral, Infantil, Intermediário, Jovem e Avançado, em salas de 44 a 55 alunos. Essa classificação é flexível, a partir do desenvolvimento musical dos estudantes, que podem entrar para essas turmas até os 14 anos.

No Instituto Baccarelli, esta participação é obrigatória para a formação musical. Após adquirir uma base nas aulas de Coral, estes alunos estão aptos para escolher, para os próximos anos, algum instrumento entre as modalidades de sopro, metais, percussão e cordas. Para integrar o Coral da Gente – que também traz o estudo de técnicas de expressão cênica – ou as aulas coletivas de instrumento, a seleção é feita internamente.

“Um músico completo tem que passar por todas as etapas do Coral. É fundamental o aprimoramento da escuta, atenção, concentração, além de afinar o ouvido, o corpo, a musicalidade e o fraseado”, explica a professora Silmara.

Estimular o desenvolvimento de cada criança para ultrapassar as suas barreiras, inclusive psicológicas, em decorrência do contexto social e familiar, é também um desafio para o Instituto Baccarelli. Para acompanhar esse trabalho de perto, as reuniões pedagógicas quinzenais contam com a participação de uma assistente social, que orienta os professores e oferece o laudo para a escola sobre o desenvolvimento dos alunos, compartilhado com os pais. A avaliação individual foca em quesitos como atenção, concentração, socialização e percepção, beneficiados a partir do contato com a música e relatados pelos professores como extremamente positivos para o aprendizado dos alunos.

É fundamental que a família se faça presente no aprendizado dos alunos, incentivando-os a frequentarem as aulas e também a praticarem em casa, valorizando seu empenho. No Dia da Família, promovido semestralmente, diversas aulas abertas permitem que os responsáveis acompanhem de perto as atividades realizadas e conheçam a maneira com que elas podem contribuir para a formação, educação e crescimento na vida destas crianças e jovens.

As temporadas fixas de concertos do Instituto Baccarelli na Sala São Paulo e no MASP, importantes pólos culturais da cidade, e as apresentações em locais da comunidade, entre eles os centros educacionais, praças, parques, paróquias e hospitais, são parte do processo pedagógico e complementam o método de avaliação dos alunos. Durante os concertos, é possível avaliar o resultado final dos esforços diários do Instituto em proporcionar uma formação musical e artística de excelência, e o comprometimento de cada aluno com os estudos. No encontro intitulado “Canta Coral”, todos os grupos corais do Instituto se apresentam juntos. O intuito é aproximar os alunos em estágios mais avançados dos iniciantes e estimular o hábito de se apresentar em público, além de contribuir para o conhecimento de repertório.

Toda a formação oferecida pelo Instituto Baccarelli auxilia o aluno a adquirir ferramentas para ser bem sucedido em qualquer profissão. Aos que desejam se profissionalizar na área musical, anualmente são abertos editais de entrada para a Orquestra Juvenil Heliópolis e para a Orquestra Sinfônica Heliópolis, com audições sob aprovação de uma banca examinadora. O resultado de todo o processo pedagógico praticado diariamente no Instituto é um conjunto de 5 orquestras, 14 corais e 6 grupos de câmara, com 6 regentes que, além de apresentarem temporadas em espaços renomados, já participaram de programas como o Criança Esperança (2011) e a III Conferência Global Sobre o Trabalho Infantil. Além destes, algumas trilhas sonoras ganharam vida com os grupos artísticos do Instituto, entre elas as das novelas Velho Chico e Meu Pedacinho de Chão, da Rede Globo, e do filme Tudo que Aprendemos Juntos (2015), inspirado na história real da criação da Sinfônica.

SOBRE O INSTITUTO BACCARELLI

Em 1996, sensibilizado por um incêndio de grandes proporções em Heliópolis, o maestro Silvio Baccarelli prontificou-se a ensinar música para 36 crianças e jovens da comunidade, como forma de diminuir o sofrimento das famílias atingidas e contribuir para a autoestima e possibilidade de educação desses menores. Como o bairro da zona sul paulistana não dispunha de local apropriado para as atividades, o maestro cedeu o próprio imóvel, o Auditório Baccarelli (localizado na Vila Clementino), para dar início às aulas.

Surgia, assim, o Instituto Baccarelli, uma organização sem fins lucrativos que, hoje, já em sede própria, atende anualmente mais de 1.000 crianças e adolescentes por meio de seus programas socioculturais, os quais têm como premissa pedagógica proporcionar uma formação musical e artística de excelência, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento pessoal e criando oportunidades de profissionalização na música erudita.

Para essas atividades, o Instituto dispõe de ampla estrutura, distribuída em dois prédios, onde ocorrem práticas de conjunto de 5 orquestras, 14 corais e 6 grupos de câmara, além de aulas em grupo e individuais sob a responsabilidade de 6 regentes e 60 professores.

A Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), principal formação da casa, é reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística. Composta por 65 músicos, promove o nome do bairro em todo o Brasil, impactando positivamente na identidade da comunidade e na vida dos moradores. Com direção artística de seu maestro titular, Isaac Karabtchevsky (81), a orquestra tem como patrono o maestro indiano ZubinMehta (80), que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música enquanto ferramenta de transformação social. Até hoje, a OSH é a única orquestra de toda a América do Sul que teve a oportunidade - e orgulho - de ser regida por Mehta.

Para a manutenção de suas atividades, o Instituto Baccarelli conta com os seguintes patrocinadores, distribuídos por categorias. Master: Petrobras; Ouro: BNDES, Vivo e Volkswagen; Prata: Banco Volkswagen, Bradesco e, Grupo Segurador BB & ******; Bronze: Instituto Votorantim, Magazine Luiza e Pernambucanas.

Informações Instituto Baccarelli

Endereço: Estrada das Lágrimas, 2.317 – Heliópolis, São Paulo/SP

Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30; Sábados, das 8h30 às 15h30.

Contatos: (11) 3506-4646 ou pelo email

Site: www.institutobaccarelli.org.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish