Brasil, 25 de Setembro de 2016

Feriado e banho de mar: atenção à qualidade das praias

Carnaval chegando, termômetros marcando mais de 30 graus, o que vem a cabeça do Paulistano? - Praia!

Sim, mesmo com o congestionamento, as filas nos restaurantes e nas padarias, o Paulistano não resiste a um final de semana prolongado no litoral.

A CETESB classifica as praias paulista, em próprias ou impróprias, de acordo com o número de bactérias fecais, presentes nas amostras de água do mar coletadas nas últimas cinco semanas.

As condições de balneabilidade são informadas aos banhistas, semanalmente, por meio de bandeiras, instaladas nas praias, nas cores verde – própria ou vermelha – imprópria.

As bandeiras são colocadas em mastros fixados na areia, exatamente em frente ao local onde foi colhida a amostra da água do mar. A sinalização é mantida ou substituída no dia seguinte à emissão do boletim semanal, de acordo com a nova classificação estabelecida para a praia. A partir de 2008, em nove praias a sinalização por bandeiras foi substituída por totens luminosos, que sinalizam em vermelho as praias Impróprias e em verde as praias Próprias.

Antes de viajar procure se informar sobre a condição de banho da praia escolhida. A CETESB divulga, semanalmente, nas suas páginas eletrônicas, na imprensa, nas prefeituras do litoral, órgãos de saúde e meio ambiente.

O turista tem a sua disposição um telefônico gratuito - 08001113560 – que informa as condições das praias 24 horas.

Você já se perguntou como é feita a coleta?

A CETESB avalia a qualidade das praias semanalmente, colhendo amostras de água do mar aos domingos, em 165 pontos, distribuídos em 149 praias do litoral Paulista. O trabalho tem início com a coleta, feita por uma equipe técnica de sete coletores, que partem para pontos estratégicos, localizados no litoral norte e sul do estado.

O coletor entra no mar, até a altura da cintura, e colhe a água, em um frasco esterilizado, a 20 cm abaixo da superfície. Mensalmente, é analisada uma média de 700 amostras de água. No ano de 2015, por exemplo, a CETESB realizou um total de 8.280 amostras.

Ao final do dia, depois de percorrer todas as praias, as amostras são encaminhadas, para os laboratórios das Agências Ambientais de Cubatão e Taubaté, para análise.

Como é feita a análise das águas das praias?

Depois da água coletada o próximo passo, para se chegar ao resultado da balneabilidade, é a análise das amostras de água. Realizadas nos laboratórios da Companhia, instalados nas Agências de Cubatão e Taubaté, ondem chegam, aproximadamente, por semana, 165 amostras para análise.

Um total de quatro técnicos trabalham na avaliação das análises microbiológicas, para a contagem da concentração de bactérias fecais, presentes na água do mar. Desde 2003, a CETESB adota o enterococos, que é o indicador mais adequado para águas marinhas. Ele é uma bactéria, que pode afetar o intestino e causar doenças nos humanos.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish