Brasil, 28 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

CPFL reduz em 40% tempo de resolução de problemas em rede operativa com novo painel de controle

  • Escrito por  Medialink Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

CPFL reduz em 40% tempo de resolução de problemas em rede operativa com novo painel de controle

Solução que tem como base o Advanced Dashboards, da Icaro Tech, deu maior visibilidade aos gestores da rede operativa e possibilitou uma atuação proativa no diagnóstico e correção de falhas

Com o objetivo de obter maior eficiência em sua rede operativa e assim aprimorar os serviços oferecidos aos clientes em sua área de concessão, a CPFL – uma das maiores concessionárias de energia elétrica do País – implementou uma solução baseada em painel de controle fornecido pela Icaro Tech – empresa especializada em soluções para operações inteligentes. Instalada na central de operação e manutenção da CPFL em Campinas, divisão da transmissão da CPFL Paulista, a solução permitiu à companhia reduzir em 40% o tempo de resolução de problemas na rede operativa, que podem refletir em interrupção de serviço de fornecimento de energia ao consumidor final.

A rede operativa é utilizada pela CPFL para conectar o Centro de Operações aos sensores e equipamentos da rede de transmissão e distribuição que são responsáveis por levar a energia elétrica ao consumidor. Ela é considerada vital para a transmissão e distribuição de energia, porque proporciona a operação remota do sistema elétrico e gera alertas capazes de avisar os gestores sobre potenciais falhas que podem levar a instabilidade e ao corte no fornecimento do serviço.

Antes de utilizar a tecnologia da Icaro Tech, os técnicos de operação e manutenção de telecomunicações da CPFL, após serem acionados por telefone ou e-mail, buscavam informações em cinco sistemas diferentes para monitorar a rede operativa. Quando um alarme ou aviso era identificado, a equipe, juntamente com os gestores, precisava analisar todos os sistemas que compõem a plataforma, para só então chegar ao problema e começar a planejar o próximo passo.

A solução implementada com base na tecnologia Advanced Dashboards, da Icaro Tech, tem o papel de consolidar, em um único painel, indicadores de controle e monitoramento em tempo real da infraestrutura tecnológica da rede operativa, cruzando informações de gerenciamento de redes, georreferenciamento, sistema supervisório e serviços.

O painel disponibiliza alertas e dados vitais da rede operativa, garantindo aos gestores maior visibilidade e aos operadores maior agilidade na identificação e diagnóstico de falhas. Com os dados em mãos, os responsáveis vêm conseguindo agir proativamente, impedindo que a falha cause uma indisponibilidade ou, pelo menos, reduzindo o tempo de interrupção do serviço. Além disso, falhas em sistemas que anteriormente passavam despercebidas começaram a ser identificadas, e os problemas de comunicação entre os profissionais envolvidos caiu a praticamente zero.

Além dos dashboards gerados inicialmente, a solução permite, ainda, a rápida criação e customização de novos gráficos em poucas horas, sem a dependência de profissionais de TI. Para tal, o sistema conta com dezenas de widgets, mapas, filtros e imagens pré-carregados e customizáveis conforme cada necessidade.

“A solução fornecida pela Icaro Tech facilita o acesso às informações sobre a infraestrutura de comunicação, que é utilizada na operação da transmissão e distribuição de energia, e que realmente importam, nos permitindo agir de forma proativa, mais rápida e assertiva para combater potenciais falhas na rede”, afirma Cristiano Santos Cucatti, Gerente de Serviços da Transmissão da CPFL.

Smart Grid e Big Data

De acordo com Laerte Sabino, COO e sócio da Icaro Tech, o projeto proporciona à CPFL uma experiência inovadora a ser aplicada imediatamente e com retorno concreto na eficiência operacional e redução de custos, além de ser base para o rollout do Smart Grid, onde as concessionárias de energia terão que lidar com volumes cada vez maiores de dados e estar prontas para agir rapidamente na correção de problemas no sistema elétrico.

“Uma rede de transmissão e distribuição de energia é composta por milhões de equipamentos, que geram um volume enorme de dados. Soluções como o Advanced Dashboards serão essenciais para que as concessionárias gerenciem redes deste porte de forma proativa e eficiente”, ressalta.

De acordo com Sabino, o projeto também prepara a CPFL para um cenário onde a conectividade com os componentes de uma rede, e a capacidade de tomar medidas corretivas remotamente por meio de uma rede de telecomunicações, será cada vez maior. “Este projeto ajudará a gestão da CPFL a identificar quais os pontos de evolução são necessários para que possam contar com uma rede cada vez mais inteligente”, completa.

Sobre a Icaro Tech

A Icaro Tech provê Operações Inteligentes por meio de software, consultoria, integração de soluções de gerência e serviços gerenciados. Desde 1997, ajuda as empresas a melhorar suas operações e atender melhor seus usuários finais, fornecendo soluções de gerência de redes e sistemas, automação, gerência de serviços e de ativos, e analytics. Sua missão é simplificar a vida das pessoas.

Com escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Miami, e projetos em 13 países, a Icaro Tech é parceira estratégica da IBM, BMC e Click Software. Também oferece produtos próprios para dashboards em tempo real, analytics em operações e descoberta de processos.

A Icaro Tech tem implantado soluções em empresas de telecom, energia, serviços financeiros e varejo, em empresas como Bradesco, Brasilprev, British Telecom, Claro, EDF, EuropAssistance, Magazine Luiza, NET, Nextel, Rede, Telefonica|Vivo e TIM.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.