Brasil, 30 de Setembro de 2016

Ambev reforça investimentos em plataformas comerciais no segundo semestre

• Escrito por  Grupo Máquina Cohn & Wolfe
  • Publicado em Demais

Para superar cenário macroeconômico desafiador no Brasil, companhia mantém foco em inovação e vai lançar primeira campanha sobre garrafas de vidro retornáveis

A Ambev iniciou o segundo semestre de 2016 reforçando ainda mais os investimentos em suas plataformas comerciais. Um exemplo disso é a aposta da companhia para aumentar ainda mais a oferta das garrafas de vidro retornáveis nos supermercados de todo o País. Além de ampliar seu portfólio com as minirretonáveis, como são chamadas as garrafas de 300 ml, a cervejaria lançará uma campanha de marketing para destacar as principais vantagens desse tipo de embalagem: sustentabilidade e economia. Uma única garrafa de vidro retornável pode ser reutilizada mais de 20 vezes antes de virar resíduo e, quando descartada, ainda pode ser reciclada. Ganha o meio ambiente e ganha também o consumidor que, ao trocar o vasilhame por uma nova bebida, pode pagar até 30% mais barato no preço final da cerveja ou do refrigerante.

Apesar de um cenário desafiador, a Ambev segue confiante em suas estratégias. O volume de vendas das cervejas em garrafas retornáveis nos supermercados, por exemplo, já apresenta crescimento de 100% no ano, prova de que a companhia está no caminho certo. “Nosso resultado está melhorando sequencialmente, ainda não na velocidade esperada, mas isso não muda nossa estratégia para o ano. Vamos continuar focando naquilo que está sob o nosso controle”, afirma Ricardo Rittes, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Ambev.

O volume de cerveja comercializado pela Ambev no Brasil recuou 4,5% no segundo trimestre de 2016 diante do mesmo período do ano passado, impactado, principalmente, pelo ambiente macroeconômico. A inflação alta e o desemprego crescente pressionam a renda disponível dos consumidores, reduzindo o poder de compra. Diante desse cenário, além de reforçar suas plataformas comerciais, a empresa também aposta nas estratégias de relacionamento com os consumidores e mantém os investimentos em inovação. Depois de realizar a maior ativação da história nas festas de São João, a cervejaria se prepara agora para ativar os consumidores durante a Olimpíada com a Skol. A marca, que é hoje a mais consumida em todo o País, também inovou e foi a primeira da companhia a apoiar a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

O lançamento da nova garrafa de 600 ml de Budweiser é outro destaque entre as inovações da Ambev. A marca é líder entre as cervejas premium da companhia, que conta ainda com rótulos como Corona, Stella Artois e Original. Ao todo, o segmento premium apresentou crescimento de dois dígitos ao longo do primeiro semestre do ano. O volume de vendas da categoria near beer, como são chamadas as bebidas produzidas à base de malte, também aumentou dois dígitos no período. Formado pelas variantes da Skol Beats e Brahma 0,0%, esse novo segmento já representa cerca de 2% das vendas de cerveja no Brasil. Mais uma prova do sucesso das estratégias e inovações da companhia, o Fusion tornou-se a segunda marca mais consumida no segmento de energéticos no País dois anos após o seu lançamento e já concorre para ser a líder do mercado.

Fora do Brasil, os investimentos da Ambev também se mostram acertados. No Canadá, a receita líquida da companhia em moeda local subiu 11,8% entre abril e junho, resultado que foi impulsionado pelas recentes aquisições feitas no país. Já no Caribe, destaque para as ativações durante festivais musicais da República Dominicana e expansão da marca Corona na Guatemala.

Resultado 2T16 X 2T15

Ambev consolidado (operações em 19 países)
No segundo trimestre de 2016, o Ebitda ajustado da Ambev somou R$ 4,2 bilhões, o que representa um crescimento orgânico de 1,8% frente ao mesmo período do ano anterior. A receita líquida da companhia avançou 3,2% entre abril e junho, para R$ 10,4 bilhões. Já o lucro líquido ajustado da companhia no consolidado foi de R$ 2,2 bilhões no período, queda de 22,4%. O volume total de vendas da Ambev no trimestre alcançou 35,667 milhões de hectolitros, um recuo de 6,7% na comparação com o mesmo período de 2015.

Ambev Brasil

Considerando apenas as operações da Ambev no Brasil, o Ebitda ajustado da companhia caiu 2,7% no período, para R$ 2,5 bilhões. A receita líquida no País totalizou R$ 5,5 bilhões, um aumento de 1,7% na comparação anual. O volume total de vendas da Ambev no Brasil foi de 24,121 milhões de hectolitros no segundo trimestre, o que representa retração de 4,7% ante o mesmo período de 2015. Desse total, foram comercializados 17,659 milhões de hectolitros de cerveja, uma redução de 4,5%. Já a venda de refrigeNANC (refrigerantes, bebidas não-alcóolicas e não-carbonatadas) teve queda de 5,2%, para 6,462 milhões de hectolitros entre abril e junho.

As demonstrações completas dos resultados financeiros da Ambev no segundo trimestre de 2016 estão disponíveis no site: www.ambev.com.br/investidores

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish