Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cooperativa de Mato Grosso vence edital para melhorar comércio de peixes

  • Escrito por  Oficina de Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Formada por famílias ribeirinhas de Várzea Grande, Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André (Coorimbatá) iniciou investimentos para ampliar o processamento e a venda de pescado

A Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André (Coorimbatá), localizada em Várzea Grande (MT), foi a ganhadora de um edital da Fundação Banco do Brasil que ajudará a Cooperativa a dar mais um importante passo em busca da qualidade de vida de seus integrantes e na ampliação do processamento e comercialização de pescados.

Os recursos obtidos com o edital, de mais de R$ 149 mil, já estão sendo aplicados para melhorias nas instalações da cooperativa, como aquisições de novos equipamentos, que ajudarão a impulsionar a comercialização de peixes, além da instalação de um furgão frigorífico no caminhão de carga. A cooperativa também providencia reparos no veículo responsável pela comercialização de peixes em diversos bairros de Cuiabá.

Com os investimentos, a cooperativa busca ampliar a capacidade de processamento e ainda fornecer logística de transporte para viabilizar a comercialização dos produtos do entreposto de pescado. A Coorimbatá também tem o objetivo de exercer atividades integradas com a Secretaria Municipal de Agricultura de Cuiabá e de Várzea Grande para melhor atender o mercado das duas cidades.

“Para conseguir a aprovação de um projeto desta natureza, foi necessário superar diversas dificuldades técnicas, documentais e de gestão. O recebimento dos recursos deste edital demonstra a maturidade da cooperativa e um grande engajamento dos nossos cooperados. Isso gera mais reconhecimento e, consequentemente mais responsabilidade, devido à sua importância para processos de inclusão produtiva no Território da Baixada Cuiabana”, afirmou o diretor operacional da Coorimbatá, Nicolau Priante Filho, um dos principais responsáveis pela elaboração do projeto que venceu o edital da Fundação Banco do Brasil.

A Coorimbatá começou o seu processo de estruturação em 2014, quando recebeu o apoio técnico e financeiro do Programa ReDes, uma iniciativa da Votorantim Cimentos e Instituto Votorantim.

Sobre a Coorimbatá

A Coorimbatá é uma cooperativa de economia solidária que tem como objetivo proporcionar alternativas de geração de renda à comunidade, utilizando produtos de matéria prima regional, como por exemplo, a pesca artesanal. Em 2014, a Cooperativa teve seu frigorífico de peixes reinaugurado por meio do Programa Redes, executado pela Votorantim Cimentos e Instituto Votorantim, em parceria com o Escritório de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atualmente, a Coorimbatá é âncora da cadeia produtiva do pescado do Programa Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil. A Cooperativa possui certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), com potencial de processamento de até 5000 kg de peixe resfriado por dia e se articula com associações e cooperativas da Baixada Cuiabana para o processamento de peixe proveniente de pescadores familiares.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.