Brasil, 25 de Setembro de 2016

Energisa realiza nova oferta pública de ações e confirma adesão ao Nível 2 de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA

A Energisa S.A anunciou, nesta sexta-feira, dia 29, uma nova oferta pública de ações no valor de R$1.365.300.000,00, com a possibilidade de ser acrescida em até 15% do total de ações inicialmente ofertadas, que faria com que a oferta atingisse o valor de R$ 1.535.962.500,00. O preço para os papéis foi fixado em R$ 18,50 por Unit, com base no resultado do procedimento de coleta de intenções de investimento (“Procedimento de Bookbuilding”), sendo cada Unit composta por 1 (uma) ação ordinária e 4 (quatro) ações preferenciais de emissão da Companhia negociada no pregão da BM&FBOVESPA sob o Código ENGI11. A companhia confirmou ainda sua adesão ao Nível 2 de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA.

Com o “re-IPO”, a empresa atrai novos sócios, captando recursos no mercado de capitais para reduzir a alavancagem, fortalecendo sua estrutura de capital. As novas ações da Energisa S.A emitidas no mercado visam proporcionar um relevante aumento no volume e na liquidez dos papeis da companhia negociados na bolsa. A emissão dos papéis no Brasil, com esforços de colocação no exterior, foi coordenada pelos bancos Citibank (Líder), Bank of America Merrill Lynch (Agente de Estabilização), BTG Pactual, Bradesco BBI e Santander.

A BM&FBOVESPA realizou, na manhã de hoje, evento que comemorou a oferta pública de ações da Energisa S.A e a adesão ao Nível 2. Participaram da cerimônia o presidente do Conselho Administrativo da companhia, Ivan Botelho; o presidente do Grupo, Ricardo Botelho; o vice-presidente financeiro e de Relações com Investidores, Maurício Botelho; além de demais membros da diretoria da empresa e do mercado de capitais.

Para o presidente da Energisa S.A, Ricardo Botelho, este movimento dará ainda mais segurança e sustentação financeira para o Grupo Energisa e demonstra, mais uma vez, a maneira prudente e planejada de atuação da companhia. “A operação vai ampliar nossa base de acionistas e permitirá à empresa dar andamento ao seu programa de investimento, que contempla 13 distribuidoras de energia elétrica em noves estados e em todas as regiões do país”, disse.

Com a adesão, a Energisa passa a ser a 21ª empresa listada no Nível 2 de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA. A mudança foi aprovada em reunião do Conselho, realizada no mês passado. Entre as medidas adotadas para a migração estava uma reforma no estatuto social da empresa para adequá-lo às cláusulas mínimas do Regulamento de Listagem do Nível 2.

As empresas listadas no Nível 2 têm o direito de manter ações preferenciais (PN). No caso de venda de controle é assegurado aos detentores de ações ordinárias e preferenciais o mesmo tratamento concedido ao acionista controlador, prevendo, portanto, o direito de “tag along” de 100% do preço pago pelas ações ordinárias do acionista controlador. As ações preferenciais ainda dão o direito de voto aos acionistas em situações críticas, como a aprovação de fusões e incorporações da empresa e contratos entre o acionista controlador e a empresa, sempre que essas decisões estiverem sujeitas à aprovação na assembleia de acionistas.

SOBRE A ENERGISA

Com 111 anos de história, o Grupo Energisa é um dos maiores do Brasil em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras a abrir capital no Brasil, a companhia controla 13 distribuidoras em Minas Gerais (Energisa Minas Gerais), Paraíba (Energisa Paraíba e Energisa Borborema), Rio de Janeiro (Energisa Nova Friburgo), Sergipe (Energisa Sergipe), Mato Grosso (Energisa Mato Grosso), Mato Grosso do Sul (Energisa Mato Grosso do Sul), Tocantins (Energisa Tocantins), São Paulo (Caiuá, Vale Paranapanema, Bragantina e Nacional) e Paraná (Força e Luz do Oeste).

São, aproximadamente, 6,4 milhões de clientes e uma população atendida de mais de 16 milhões de pessoas, em 788 municípios. Com receita líquida anual de cerca de R$ 10 bilhões, o grupo gera 12 mil empregos diretos.

Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um diversificado portfólio que engloba distribuição, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções) e comercialização de energia (Energisa Comercializadora).

Seguir

SEGS NO SEU IDIOMA::