Brasil, 28 de Setembro de 2016

Atleta venezuelana se prepara em Curitiba para as Olimpíadas Rio 2016

Yolimar Pineda é a única venezuelana a competir em duas Olimpíadas na modalidade de 42 quilômetros

Curitiba foi a cidade escolhida pela atleta venezuelana Yolimar Pineda para treinar para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Classificada para a Maratona Olímpica, Pineda se prepara para a competição na pista de corrida da Universidade Positivo (UP). Para o coordenador do Centro Esportivo da UP, Wilson Menoncin, é uma oportunidade de incentivar o esporte. “Ficamos muito felizes com a presença de uma atleta olímpica no câmpus, já que assim podemos estimular o conhecimento e prática do atletismo com os nossos alunos”, afirma.

Curitiba estava na lista de cidades para a preparação, de acordo Gerardo Celli Kubler, responsável pela vinda da atleta. “Depois de dois meses de treinamento na Colômbia a uma altitude aproximada de 3 mil metros, ela precisava de uma cidade com uma altitude aproximada de mil metros antes de ir para o Rio de Janeiro, que está no nível do mar”, explica. Além disso, Curitiba oferece vantagens para os corredores, já que tem um clima agradável e possui parques e praças para a prática esportiva. “Outro benefício é que cidade ainda oferece oportunidades de patrocínio, e ela acabou decidindo por Curitiba”, completa.

A rotina de uma atleta olímpica é pesada. Muitas vezes, os treinos acontecem em dupla jornada e variam entre treinos de distância, velocidade e força, além de natação e bicicleta, para fortalecimento de outras estruturas musculares. Yolimar corre, em média, entre 150 km a 200 km por semana. “Dos seis dias de treino, dois são na pista da Universidade Positivo, que tem a estrutura essencial, já que a pista é muito rápida e colabora para o treino de velocidade”, afirma a atleta.

Com 30 anos, Yolimar nasceu em Valencia, na Venezuela. A atleta tem se destacado em várias competições, como os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Ela é a única no mundo a competir em duas Olimpíadas na modalidade de 42 quilômetros. Em 2015, Yolimar conseguiu o primeiro lugar nos 10 km da Maratona de Leipzig, na Alemanha. Neste ano, conseguiu a classificação para a Rio 2016 na Maratona de Chicago (EUA), alcançando um tempo de 2 horas, 44 minutos e 53 segundos.

O objetivo de Yolimar é completar a prova em menos de 2 horas, 41 minutos e 31 segundos e tornar-se a melhor latino-americana na maratona. Para ela, o atletismo mudou a sua vida. “O esporte me ensinou a ser uma pessoa que acredita em si mesmo. Meu objetivo é melhorar minha performance sempre, me preparar e focar totalmente na minha superação”, declara.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês - Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish