Brasil, 27 de Setembro de 2016

Brasil lidera a América Latina com 609 MHz de espectro radioelétrico outorgado

Um levantamento da 5G Americas ressalta que o Brasil é o país que apresenta mais frequências de espectro radioelétrico já outorgado para as operadoras móveis. A análise mostra que as regiões com maior quantidade de espectro alocado —Brasil e Cone Sul— também são as de maior número de usuários que utilizam a tecnologia LTE.

Como parte de seu compromisso pedagógico em torno do desenvolvimento das tecnologias sem fio na América Latina, a 5G Americas tem desenvolvido um índice trimestral que indica a quantidade de espectro radioelétrico em bandas inferiores a 3GHz que os diferentes governos da América Latina têm entregue aos provedores de telecomunicações para a oferta de serviços móveis.

O objetivo é mostrar o quanto a região tem avançado em uma área tão importante como a disponibilidade de espectro radioelétrico, em um momento em que as redes HSPA+ seguem em expansões, a LTE ainda encontra-se na fase inicial de desenvolvimento em muitos países da região e, no mundo, trabalha-se para a definição do padrão IMT-2020, comumente conhecido como 5G.

O índice considera os relatórios das radiocomunicações ITU-R M. 2078 e ITU-R M.2290 da União Internacional das Telecomunicações (UIT), que estabelece sugestões para a alocação de espectro radioelétrico suficiente para permitir o desenvolvimento apropriado do IMT-2000 e IMT-Avançado em função do estado de desenvolvimento do mercado: com relação ao ambiente de mercado mais baixo frente ao ambiente de mercado mais alto. Neste sentido, a UIT tem como objetivo ajudar as autoridades do governo com a alocação de espectro de maneira efetiva, a fim de permitir a expansão dos serviços móveis de banda larga. RATG 1 cobre pre-IMT e IMT, assim como melhorias nas IMT, e RATG 2 compõe-se de IMT-Avançado.

Entre os resultados do índice de Espectro Radioelétrico para os Serviços Móveis da América Latina 2T 2016, podem-se destacar:

O Brasil lidera a região com 609 MHz outorgados para as operadoras, ou 35,4% do sugerido pela UIT para 2020.

A maioria dos países da América Latina – 10 – encontram-se abaixo da média regional de 339 MHz alocados.

Os três países com menor índice de espectro radioelétrico entregue para as operadoras encontram-se na América Central: El Salvador (208 MHz), Guatemala (210 MHz) e Panamá (220 MHz).

As regiões com maior quantidade de espectro alocado – Brasil e Cone Sul – são também as que refletem um maior número de usuários utilizando a tecnologia LTE.

A América Central atrasou com a outorga de espectro, o que também reflete para sua última colocação regional no desenvolvimento e adoção da LTE na região.

A 5G Americas considera importante ressaltar:

Este índice não comtempla a quantidade de espectro radioelétrico alocado que não encontram-se em uso, ou porque encontra-se ocupado por outros serviços, como por exemplo, no Brasil os 60 MHz outorgados na banda de 700 MHz APT encontram-se majoritariamente ocupados.

Os processos para outorga de espectro radioelétrico podem demorar dependendo do modo em que se encontra a banda a ser entregue para oferecer serviços de forma imediata.

Países como El Salvador, Guatemala, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela entre outros, têm anunciado sua intenção de alocar espectro radioelétrico nos próximos 12 a 18 meses com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da banda larga móvel em seus mercados.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington, e oficialmente anunciou que mudou seu nome de 4G Americas no dia 12 de fevereiro, 2016. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: América Móvil, AT&T, Cable & Wireless, Cisco, CommScope, Entel, Ericsson, Hewlett Packard Enterprise (HPE), Intel, Kathrein, Mitel, Nokia, Qualcomm, Sprint, T-Mobile US, Inc.e Telefónica.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish