Brasil, 25 de Setembro de 2016

Inmetro dá dicas para um Carnaval seguro

• Escrito por  In Press Porter Novelli
  • Publicado em Demais

Fantasias devem conter etiqueta com as características têxteis

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) dá dicas importantes e simples para que o consumidor possa se divertir no Carnaval, mas com segurança. O diretor de Avaliação da Conformidade, Alfredo Lobo, alerta que é primordial que a compra seja realizada apenas no mercado formal para evitar produtos falsificados ou com informações incorretas.

Confira abaixo as principais recomendações do Inmetro aos consumidores:

Fantasias – Todas as fantasias devem conter na etiqueta as seguintes informações obrigatórias em português: dados do fabricante ou importador, CNPJ, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Esses dados ajudam, por exemplo, a evitar possíveis reações alérgicas a determinados tipo de tecido;

Adereços – Máscaras, lantejoulas, paetês, apitos, confetes, serpentinas e outros adereços devem conter o selo de identificação da conformidade do Inmetro. É necessário também ficar atento à quantidade indicada nas embalagens dos produtos;

Preservativos – As camisinhas, tanto comercializadas quanto distribuídas gratuitamente, devem apresentar na embalagem o selo do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produtos (OCP).

Água mineral - O Inmetro, em 2014, estabeleceu uma certificação voluntária para água mineral natural envasada, comercializada em embalagens descartáveis (exceto garrafões) e de vidro retornáveis. Ao comprar água mineral na rua, verifique se o lacre da tampa não foi violado ou se apresenta marcas de reutilização. Em caso de dúvida, dê preferência à água mineral com gás, pois é mais difícil de sofrer adulteração.

A presença do selo do Inmetro significa que o produto antes de ser colocado no mercado passou por ensaios em laboratórios com reconhecida competência e demonstrou atender aos requisitos definidos em normas e regulamentos.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish