Brasil, 28 de Setembro de 2016

Exportações amenizam retração da Polinox no primeiro semestre

Líder latino-americana em catalisadores – são matérias-primas dos compósitos, um tipo de plástico de alta performance –, a Polinox registrou queda de 8% no volume produzido no primeiro semestre deste ano em comparação a igual período de 2015. Se fosse levado em conta apenas o mercado interno, a retração teria sido de 13%, mas o aquecimento da demanda proveniente dos demais países da América do Sul amenizou o impacto da crise vivida pelo Brasil.

“Houve um aumento de quase 70% das exportações nos primeiros seis meses do ano. A preocupação agora é com o cenário de instabilidade cambial, que dificulta até as projeções de curto prazo”, afirma Roberto Pontifex, diretor da Polinox. Do início de 2016 até o final de junho, a cotação do dólar saiu da casa dos R$ 4 para pouco mais de R$ 3.

Para a Polinox, maio e junho foram os primeiros meses a suplantarem os resultados do ano passado, o que pode significar, na avaliação de Pontifex, o tão esperado início da retomada. “O segundo semestre, historicamente, costuma ser mais aquecido para o setor de compósitos. Então, devemos pelo menos empatar com o desempenho de 2015”, prevê.

Resultantes da combinação entre polímeros e reforços – por exemplo, fibras de vidro –, os compósitos são conhecidos pelos elevados índices de resistência mecânica e química. Há mais de 50 mil aplicações catalogadas em todo o mundo, de caixas d'água, tubos e pás eólicas a peças de barcos, ônibus, trens e aviões. No Brasil, os principais consumidores de compósitos são os setores da construção civil, transporte e geração de energia eólica.

Fundada em 1960, a Polinox fabrica mais de 40 tipos de catalisadores indicados para as tecnologias de moldagem aberta e fechada de compósitos, do tradicional processo de spray-up usado na fabricação de caixas d´água e piscinas até a complexa infusão de cascos de embarcações e pás eólicas.

A Polinox também é a única empresa 100% brasileira do seu segmento a dispor de sistemas de gestão baseados em normas internacionais, como ISO 9001 e ISO 14001. Em 2015, a empresa foi eleita pela terceira vez Top of Mind da Indústria de Compósitos na categoria “Catalisadores” – organizado pela Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO), é o principal prêmio do setor.

Para mais informações, acesse www.polinox.com.br

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish