Brasil, 25 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Crianças do Núcleo México 70 participam de projeto de educação integral para melhorar aproveitamento escolar e fortalecer relação com as famílias

Núcleo habitacional reúne 19 mil moradores em situação precária de moradia, submetidos a uma série de riscos ambientais e sociais

As experiências irão subsidiar a formulação de políticas públicas o Plano Municipal Decenal de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

O núcleo habitacional México 70, localizado no bairro Vila Margarida, em São Vicente, reúne 19 mil moradores que vivem aglomerados em precárias palafitas. O grande crescimento populacional do bairro, que nos útlimos dez anos alcançou 297% (IBGE 2000), produziu espaços que submeteram a população a uma série de riscos ambientais e sociais.

Numa tentativa de colaborar com a reordenação desse cenário, o projeto “Nossa Escola é em Todo Lugar”, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência, iniciou este ano um trabalho com 50 crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos com o objetivo de melhorar sua relação com a escola e fortalecer a capacidade dos familiares para acompanhar o desenvolvimento dos filhos.

A proposta é proporcionar oportunidades de educação integral que ajudem a ampliar o interesse pelo ambiente escolar, demonstrando que o aprendizado pode estar em diversos espaços. As crianças e os adolescentes do México 70 participam de oficinas como leitura, escrita, alfabetização cultural e ambiental, esporte educacional, lazer e cultura. Por meio de expedições culturais a museus, cinemas e palestras, o projeto quer ampliar as vivências e fortalecer o aprendizado em diferentes eixos temáticos.

As familias também são envolvidas em todas as ações para que se sintam mais próximas da rotina de seus filhos e exerçam um papel fundamental no estímulo à frequência e ao aproveitamento escolar. Diagnóstico realizado para a elaboração do projeto demonstrou que as dificuldades enfrentadas no cotidiano e o analfabetismo afastam os responsáveis do dia a dia dos estudantes. Para reverter este quadro, estão sendo propostas atividades e reuniões semanais que promovam maior articulação entre as escolas, os serviços socioassistenciais locais e a comunidade.

A partir dessas experiências, o projeto produzirá uma sistematização de alfabetização integral que subsidiará o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Vicente para a formulação de políticas públicas, que serão incorporadas ao Plano Municipal Decenal de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

O Centro de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência foi selecionado pela Fundação Itaú Social, por meio do Edital para a Destinação de Recursos aos Fundos da Infância e Adolescência (FIA). Os valores são provenientes da destinação de 1% do imposto de renda devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A.

Para este ano, o Edital está com inscrições abertas até o dia 05 de agosto. As propostas, com foco em educação integral, devem ser encaminhadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Os recursos devem ser aplicados em projetos inovadores que inspirem caminhos para políticas públicas”, explica a Coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social, Cláudia Sintoni.

O Itaú Social destinará os valores ao Fundo para apoiar ações, serviços, programas ou projetos educacionais voltados ao acesso à cultura, à arte, à ciência, à tecnologia, ao lazer e ao esporte. As inscrições recebidas serão analisadas durante os meses de agosto a outubro e o resultado final tem previsão de divulgação para 30 de novembro. A íntegra do edital e a relação de documentação necessária estão disponíveis no site da Fundação Itaú Social (www.fundacaoitausocial.org.br).

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar

Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese Afrikaans Albanian Arabic Armenian Azerbaijani Basque Belarusian Bengali Bosnian Bulgarian Catalan Chinese (Simplified) Chinese (Traditional) Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Filipino Finnish French Galician Georgian German Greek Haitian Creole Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Irish Italian Japanese Khmer Korean Lao Latvian Lithuanian Macedonian Malay Maltese Mongolian Nepali Norwegian Persian Polish Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Somali Spanish Swahili Swedish Thai Turkish Ukrainian Urdu Vietnamese Welsh Yiddish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.