Brasil, 27 de Setembro de 2016

Instituto Cultural Germânico inaugura nova sede na Tijuca

O curso de idiomas tem também cinema, exposições e palestras

Em comemoração aos dez anos da filial no Rio de Janeiro, o Instituto Cultural Germânico (ICG) inaugura amplo espaço na Rua Campos Sales, 136, na Tijuca. A programação de inauguração da nova sede será gratuita e aberta também à comunidade. O evento acontece nos dias 29 e 30 de julho. Com um auditório e oito salas divididas entre três andares, a abertura da nova casa traz palestras, degustação de cervejas alemãs, exposição, cinema e aulas experimentais.

Entre as atrações da estreia do novo local está a exposição 'Ortszeit - Local Time', que apresenta 20 imagens em preto e branco do fotógrafo alemão Stefan Koppelkamm. Ele produziu fotos de cenas urbanas e representativas da Alemanha Oriental após a queda do muro de Berlim, em 1990 e 1992. Doze anos depois, voltou aos mesmos locais e os fotografou exatamente sob o mesmo ângulo. A mostra é do acervo do Goethe-Institut e já visitou outras cidades do Brasil e diversos países, como Portugal, Itália e Paraguai. A exposição pode ser visitada de 29 de julho a 27 de agosto, das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h, aos sábados.

O brinde ao novo endereço será feito com cerveja germânicas, é o que promete o sommelier Leandro dos Santos, que já trabalhou em restaurantes de sucesso como Fasano Al Mare, Ráscal, Da Carmine e Sollar de Búzios. Ele conduzirá uma palestra que abordará temas como a história, a produção e os estilos diferenciados da bebida, na sexta, dia 29, às 19h30. Após o encontro, os participantes poderão degustar cervejas alemãs.

O evento contará, ainda, com três edições do KinoKlub, que são as tradicionais sessões de filmes com referência à cultura alemã. Na sexta-feira, dia 29, às 15h, o público poderá assistir ao longa ‘Vitus’ (2006), do diretor suíço Fredi Murer. O filme encanta por seguir a infância e adolescência de um pequeno gênio, que tem ouvido apurado de morcego e toca piano como um jovem Mozart. A comédia fica dramática quando o menino sofre um acidente que faz desaparecer o que havia de gênio nele. Já no sábado, dia 30, às 11h, o ICG exibe o filme ‘Almanya – Bem-vindo à Alemanha’ (2011), sobre a migração dos turcos para o país depois da II Guerra Mundial. Dirigido por Yasemin Samdereli, cineasta alemã de origem turca, o filme ganhou o Prêmio do Cinema Alemão de melhor roteiro em 2011. E às 14h, 'A Fita Branca' (2010), filme premiado com Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira em 2010, será exibido pelo ICG.

A comemoração inclui também duas aulas experimentais de alemão para iniciantes: uma na sexta-feira, dia 29, às 18h, e outra no sábado, dia 30, às 10h. “Todas as atividades são gratuitas e têm o objetivo de proporcionar uma viagem à cultura alemã”, destaca Ricardo Freitas, diretor do Instituto Cultural Germânico.

ICG, um sonho de beleza germânica

O ICG nasceu em Niterói, há 21 anos, como uma escola de idiomas. Tudo começou a partir do sonho do ex-comissário de bordo Ricardo Freitas, fundador e diretor do Instituto. Seu objetivo era disseminar no Estado do Rio de Janeiro a língua germânica, falada no mundo por aproximadamente 125 milhões de pessoas. A ideia deu tão certo que em 2006 o ICG ganhou uma filial no Rio de Janeiro. Atualmente, o Instituto conta com cerca de 500 alunos divididos em 60 turmas, que vão do módulo iniciante ao mais avançado.

O ICG oferece, ainda, aulas de português para estrangeiros, alemão para viagem e cursos preparatórios para exames de proficiência do idioma. Tem ainda uma midiateca-biblioteca provida de livros, filmes e áudio books para empréstimos. Há exibições mensais de filmes alemães seguidos de debates, chamadas de KinoKlub. Além do ensino do idioma alemão, o Instituto participa da vida dos estudantes exercitando o pensamento crítico dos alunos.

Para Ricardo Freitas, promover um intercâmbio entre o Brasil e países da língua alemã é outra preocupação dos professores. Ele acrescenta que “o Instituto Cultural Germânico é, acima de tudo, um espaço para as pessoas apaixonadas pelos países de língua alemã, com suas paisagens, culinária, filósofos, compositores e suas grandes obras e realizações para a humanidade. Oferecemos cursos regulares, semi-intensivos e intensivos e temos alunos dos 11 aos 70 anos de idade”.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish