Brasil, 28 de Setembro de 2016

Aquamec Apresenta Na Fenasan Novidades Para Otratamento De Água E Esgoto

Aquamec traz para o mercado brasileiro sistema com alto nível tecnológico de monitoramento e automação para uso de ácido peracético no setor de Saneamento

A empresa AQUAMEC irá apresentar, durante a 27ª Fenasan–Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, suas soluções para o tratamento de contaminantes, visando a otimização de recursos e o desenvolvimento sustentável.

Dentre os lançamentos está o novo sistema de monitoramento e automação para o uso do ácido peracético no tratamento de água e esgoto, municipal e industrial, amplamente utilizado na Europa e Estados Unidos. A utilização de cloro para desinfecção da água é muito comum no Brasil, mas estudos internacionais realizados pela AUSEPA - United States Environmental Protection Agency, investigam a relação entre a exposição aos subprodutos da desinfecção e o câncer desde 1974.

O alerta não vem só da International Agency for Researchon Cancer (IARC, 2009), como também da portaria do Ministério da Saúde (N.º36 de 19.01.90), que limita o teor de THMs em 100 microgramas/litro.

O sistema desenvolvido e licenciado pela Vodaflo e comercializado pela Aquamec é automatizado e moderno. Através deles são realizadas análises online, cujos relatórios ficam armazenados em nuvem e podem ser acessados de qualquer lugar, pelo computador ou por um celular. Essa tecnologia reduz em até 70% a taxa de dosagem do produto, otimizando a purificação da água, e sem agredir o meio ambiente.

Testes comparativos entre o uso do cloro ou do ácido peracético (PAA) para remoção de patógenos em esgoto tratado, demonstram que o segundo é mais eficiente. O PAA atinge performance equivalente ao cloro para remoção de enterococci e de coliformes fecais; porém o PAA tem grandes vantagens por não gerar nenhum tipo de subprodutos da desinfecção, e apresentar menor toxicidade à vida aquática.

"Atualmente no Brasil, o produto é adotado praticamente apenas em indústrias farmacêuticas, médicas e alimentícias; que exigem garantia plena na desinfecção de seus sistemas produtivos.", diz Nilton Mar Bartalini – coordenador técnico. Uma das vantagens atribuídas ao ácido é que ele não forma subprodutos de desinfecção em águas com matéria orgânica, como o cloro, já que atua primeiramente nos microorganismos propiciando maior potencial de inativação dos mesmos.

Em aplicações distintas o sistema AQUAMEC têm foco principal na ausência de geração de subprodutos da desinfecção ou THMs, apresentando resultados extremamente eficientes no controle de odor, gases tóxicos e corrosivos; como amônia e gás sulfídrico; seja em estações elevatórias de esgoto ou no tratamento preliminar de estações de tratamento de esgoto e ganhos com a redução da corrosão nas tubulações.

"O sistema AQUAMEC viabiliza economicamente essa solução, pois garante que apenas a quantidade necessária do produto químico será dosada; isso graças ao monitoramento da vazão, análise de contaminantes e controle da dosagem em tempo real. Apesar do PAA ser um produto caro, estudos americanos comprovam que seu uso chega a ser 10% mais econômico que a cloração, uma vez que é um produto bastante mais eficiente. ", informa Sonia Ticianeli Mucciolo – Supervisora de Processos.

Sobre a Aquamec

Fundada por profissionais qualificados e com ampla experiência no setor, a AQUAMEC atua na área ambiental, com especialização em projeto, produção, instalação e manutenção de equipamentos e sistemas– destinados ao tratamento de água potável e industrial, de efluentes hídricos municipais e industriais e no reuso dos efluentes tratados. Todo o know-how adquirido através de intercâmbios tecnológicos permite que a AQUAMEC preste os melhores serviços e tenha uma ampla gama de equipamentos e sistemas destinados ao tratamento de água e efluentes. Para saber mais visite o site www.aquamecbrasil.com.br

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish