Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Legado Olímpico da Alemanha para o Rio

O Programa Pulsar foi criado pela AHK-RJ em parceria com o Instituto Superar, a Firjan e a Universidade de Esportes de Colônia

A Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-RJ) comemora 100 anos em 2016 e deixará um legado de cunho social para o estado. A AHK-RJ vai criar o Pulsar - Programa de Capacitação para Profissionais Paradesportivos - que vai ensinar para profissionais de diferentes áreas da saúde a lecionar práticas esportivas para pessoas com deficiência. A metodologia foi desenvolvida por professores da Universidade de Esportes de Colônia, na Alemanha, instituição com grande conhecimento na área de Educação Física Adaptada. O curso de extensão conta com a parceria do Instituto Superar, da Firjan e da Universidade de Esportes de Colônia.

O curso é focado no aprimoramento de profissionais de educação física, fisioterapia, psicologia, nutrição e áreas afins que lidam com pessoas com deficiência. O objetivo é desenvolver competências estratégicas com ênfase no cenário paradesportivo, com aulas práticas e teóricas. O programa dura seis meses e é dividido em nove módulos: Desenvolvimento do Esporte Adaptado, Aspectos Sociológicos de Pessoas com Deficiência, Fundamentos Médicos, Saúde, Nutrição, Fundamentos Treino e Aprendizagem de Exercício Físico, Psicologia, Comunicação e Educação Física Inclusiva. Além de oficinas práticas de basquete sobre rodas, vôlei sentado, fut 5 e natação.

De acordo com a Coordenadora do Pulsar, Viktoria Rohde, a AHK-RJ aproveitou o espírito olímpico da cidade e o centenário da câmara para deixar um legado para o estado. "Muito se fala em inclusão, mas não em como preparar profissionais que vão lidar com pessoas com deficiência. Com maior conhecimento de causa, é possível passar o máximo de conhecimento e aprendizado a elas. Percebemos essa carência no Brasil e resolvemos trazer o curso da Universidade de Esportes de Colônia, especializada no assunto na Alemanha, para os profissionais daqui", conta.

Segundo o diretor-executivo da AHK-RJ e idealizador do Programa, Hanno Erwes, a ideia da Câmara Brasil-Alemanha é, após o início do curso no Rio, expandir para São Paulo e outros estados do Brasil. "O programa tem capacidade de ser realizado também nas demais cidades do país e acreditamos que seria muito enriquecedor, tanto para os profissionais quanto para as pessoas com deficiência", explica.

O programa conta com o patrocínio dos Laboratórios B.Braun; Bayer; Escritórios Dannemann e Stüssi-Neves; Lufthansa e Compactor.

Sobre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK-RJ)

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, conhecida como AHK-RJ, é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo servir de plataforma mediadora e viabilizadora de novos negócios entre empresários de ambos os países, através de ações estratégicas de relacionamento. A entidade foi fundada em 1916, faz parte da AHK Brasil e reúne 200 associados, entre empresas alemãs e brasileiras e áreas de atuação.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.