Brasil, 25 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conferência debaterá concentração e estrangeirização de terras

Conferência debaterá concentração e estrangeirização de terras

Promovido por uma rede de instituições acadêmicas, evento será de 23 a 26/08, em Bogotá

A conferência internacional Terras e Territórios nas Américas: estrangeirizações, resistências e alternativas acontecerá de 23 a 26 de agosto de 2016, na Universidade Externado da Colômbia, em Bogotá. A escolha da Colômbia como sede do evento tem relação com os processos de negociação de paz na região, em parte elacionados com aspectos do problema da terra e dos direitos territoriais.

Cinco eixos temáticos, identificados em oficina preparatória realizada no Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI_Unesp), em São Paulo (SP), em 2015, norteiam a conferência: Dinâmicas históricas e estruturais da concentração e a estrangeirização de terras nas Américas: abordagens teóricas e metodológicas; Apropriação e concentração de terras: atores, mecanismos e seus impactos sobre o trabalho e as transformações agrárias na utilização de terras e territórios; Estado, poder e terras nas Américas: dinâmica de estrangeirização e controle, governo, política e legislação estatal; Terra, poder, guerra, conflitos e construção da paz; Lutas, resistências, alternativas e respostas em torno da terra e da defesa dos territórios nas Américas.

De acordo com a organização, as inscrições são gratuitas para proporcionar a participação de diferentes setores acadêmicos, institucionais, governamentais e organizações sociais que possuem experiência sobre os temos a serem debatidos.

Antecedentes – Os antecedentes internacionais deste evento compõem investigações e conferências realizadas no âmbito do projeto “Iniciativas Políticas Negócios da Terra,” promovido por uma rede mundial de pesquisa acadêmica, cujo trabalho é coordenado por quatro instituições: Instituto Internacional de Estudos Sociais, Haya (Holanda); Instituto de Estudos do Desenvolvimento, da Universidade de Sussex, Reino Unido; Instituto Polson para o Desenvolvimento Global, da Universidade de Cornell, (EUA) e Instituto para a Pobreza, Terra e Estudos Agrários, da Universidade de Western Cape, África do Sul.

O objetivo da rede é analisar as transações de terras em um amplo marco, a partir de perspectivas e enfoques de análises como processos e apropriação de terras e seus agentes; o uso e a distribuição de riquezas; os efeitos ambientais da exploração de recursos e a dinâmica política subjacentes a tais processos.

A conferência Terras e Territórios nas Américas: estrangeirizações, resistências e Alternativas propõe-se a aprofundar a compreensão sobre a dinâmica política e os processos de concentração, estrangeirização, desapropriação de terras e territórios no continente americano. Busca identificar as tendências gerais e particularidades nas formas de apropriação de terras por parte de distintos atores e identificar relações entre concentrações de terra, controle de território, poder político e conflitualidades sociais.
Agenda:

Conferência Terras e Territórios nas Américas: estrangeirizações, resistências e Alternativas
Data: de 23 a 26 de Agosto de 2016
Local: Universidade Externado de Colômbia
Endereço: Rua 12 n. 1 a 17 Este - Bogotá
Informações: http://www.fcshexternado.com/tierrasyterritorios/

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.