Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Juventude de Niquelândia (GO) expressa os anseios por transformações e melhorias

Consulta lúdica foi realizada com estudantes no 2º Ciclo de Atividades do PVE

Atividade é uma preparatória para crianças e jovens se inscreverem no concurso Desafio Criativos da Escola

Crianças e jovens de Niquelândia (GO) avançam na proposição de ideias para melhorar o ambiente escolar e a comunidade em que vivem. Durante a realização do 2º Ciclo de Atividades do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), promovido no final do mês de junho, estudantes de escolas públicas levantaram as questões que querem modificar. Os desejos foram ilustrados em bandeiras produzidas pelos alunos, em uma consulta lúdica realizada pela formadora do PVE, Rute Souza.

A consulta é mais uma etapa de preparação para os estudantes transformarem suas ideias em projetos que podem concorrer ao concurso “Desafio Criativos da Escola”, que celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o País que, apoiados por seus educadores, estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades. Podem participar tanto alunos da rede pública quanto da rede privada de ensino e ainda crianças e jovens que integram associações e entidades, com idade de 9 a 17 anos.

Para participar do “Desafio Criativos da Escola”, as inscrições devem ser feitas no site: www.criativosdaescola.com.br . Serão premiados projetos nas categorias: Destaque Municipal, com até dois projetos por município, e Destaque Parceria Votorantim pela Educação, a partir da seleção de projetos já classificados no Destaque Municipal. Além da premiação prevista em regulamento, a Unidade Niquelândia também premiará outros três grupos. A divulgação dos resultados do concurso “Desafio Criativos da Escola” será feita durante a solenidade de encerramento do PVE, no mês de novembro.

Brena Jandernai Pereira Barros, de 14 anos, é aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Joaquim Francisco Santiago. Ela foi uma das participantes da consulta lúdica e disse que gostou da experiência de opinar sobre as mudanças que considera necessárias para aprender mais e melhor. “Eu gosto de estudar e acho que seria muito bom se as escolas ampliassem as atividades. Na consulta lúdica, pude expressar isso e me senti muito confiante para ir adiante e participar do Desafio Criativos da Escola. Espero que o projeto que inscreverei com meus colegas seja contemplado porque vai beneficiar crianças carentes”, disse.

PVE em Niquelândia

Promovido pelas empresas do Grupo Votorantim com apoio do Instituto Votorantim, o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é realizado pelo 8º ano consecutivo em Niquelândia. Em 2016, as ações do PVE são realizadas em torno do tema: “Um Futuro com a Sua Cara”. O objetivo é promover o valor da participação e do protagonismo de crianças e adolescentes na educação do município.

São três Ciclos de Atividades, desenvolvidos por meio da frente Apoio à Gestão, com ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas locais. Outra frente de atuação do PVE é a de Mobilização Social, que visa o fortalecimento do valor social na educação. Em Niquelândia, o 1º Ciclo de Atividades foi realizado no mês de março. Já no 2º Ciclo de Atividades, promovido em junho, além da consulta lúdica com estudantes, os diretores, coordenadores pedagógicos de escolas municipais e profissionais da Secretaria de Educação, continuaram sendo capacitados.

Junto à capacitação teórica, os diretores e coordenadores participaram também de um trabalho de campo na Escola Municipal São José. O intuito, segundo a formadora do PVE, Rute Souza, é possibilitar a esses profissionais fazer um diagnóstico do ensino, da aprendizagem e da infraestrutura da escola. A partir da identificação dos desafios que o estabelecimento apresenta, os diretores e coordenadores poderão buscar soluções para melhorar as condições da escola e, assim, os resultados em avaliações externas. Uma delas é a Prova Brasil, que mensura a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões nas quais as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio à gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infantojuvenis, entre outros.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.