Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Duas Rodas está entre as empresas mais inovadoras do país

Ranking do Valor Econômico reconhece iniciativas da companhia, que tem a inovação como um pilar estratégico de negócios

A multinacional Duas Rodas, líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e bebidas, está entre as empresas mais inovadoras do país, segundo o Prêmio Valor Inovação Brasil, uma iniciativa do jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria global Strategy& (PWC), que reconhece o esforço das empresas que carregam a inovação no DNA de suas estratégias de negócio.

A escolha das empresas premiadas tem início com uma pesquisa, da qual participaram este ano mais de 160 companhias, sendo que 79% apresentam faturamento superior a R$1 bilhão. Este levantamento gera o Anuário Inovação Brasil, que traz o ranking anual das 100 empresas mais inovadoras do país. São avaliados grupos de empresas de diferentes setores de acordo com seus investimentos em inovação, melhores práticas, novos produtos e soluções, estratégias, entre outros indicadores.

Presente pela primeira vez no ranking, a Duas Rodas comemora a conquista. "É um reconhecimento por todo o investimento que temos feito em inovação nos últimos anos, área em que direcionamos esforços não só para inovação tecnológica, de produtos e processos, mas também ao início de uma mudança de cultura através do Open Innovation", declara Antonio Carlos Figueiredo Gonçalves, Diretor de Inovação e Tecnologia da empresa.

Inovação estratégica
Na Duas Rodas, o investimento em inovação é entendido como um pilar estratégico de competitividade e expansão dos negócios. A companhia aposta em diferentes frentes de investimentos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura, equipamentos e capital intelectual, na busca por inovar em produtos, processos e tecnologias, além de ampliar o posicionamento no mercado mundial.

A exemplo de outras grandes empresas que investem em inovação, a Duas Rodas também conta com o reforço de linhas de financiamentos de empresas e instituições, como a Finep e o BNDES, para fortalecer os investimentos neste pilar estratégico.

Atualmente, a empresa possui dois centros de pesquisa no seu parque industrial, na matriz em Santa Catarina, além de centros de desenvolvimento e aplicação de produtos em suas unidades em São Paulo, Chile, Argentina, Colômbia e México.

A implantação do Innovation Center, há três anos, consolidou o posicionamento estratégico da empresa em relação à inovação como caminho para a descoberta de soluções criativas para atender e antecipar tendências do mercado consumidor, além de novos modelos de negócios. Em 2015, 5,5% da Receita Operacional Líquida da Duas Rodas foram destinados a P&D - investimento 10% acima de 2014.

Projetos inovadores
Um dos projetos recentes da companhia que mais se destacam é a plataforma de inovação aberta Planta, uma rede social direcionada à co-criação de ideias inovadoras voltadas à indústria de alimentos e bebidas. Na plataforma, qualquer pessoa pode submeter uma ideia de um novo tipo de alimento ou bebida ou participar de desafios propostos por empresas do setor nesse sentido. Todas as sugestões são analisadas por um comitê de projetos, que encaminha aquelas que se apresentam mais viáveis para desenvolvimento, seguido de testes em fábrica e identificação de escalabilidade.

Outra iniciativa que merece destaque é a aproximação cada vez maior da companhia com a comunidade acadêmica, a partir de acordos de cooperação tecnológica com universidades, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento de pesquisas e análises científicas que possam trazer inovações relevantes para a indústria de alimentos e bebidas.

Tais acordos visam unir o conhecimento científico produzido na academia com o que é desenvolvido na prática nas operações diárias da empresa, a fim de estabelecer soluções criativas e melhorias em três frentes principais: novos ingredientes; novas tecnologias e processos; e novas tecnologias de análise para controle de qualidade.

Atualmente, há parcerias em andamento com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com planos de ampliação junto a outras instituições.

Sobre a Duas Rodas

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há 90 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e Manaus), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Em constante expansão, a multinacional brasileira adquiriu, recentemente, a Mix Indústria de Produtos Alimentícios, que atua com linhas de confeitaria e chocolataria, em São Bernardo do Campo (SP).

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.