Brasil, 24 de Setembro de 2016

Estilo “Native American” Inspira Tendência Folk No Jeanswear

• Escrito por  CDI Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais

Franjas, patches, puídos e efeitos como destroyed conferem apecto rústico e aventureiro a denims e sarjas nas próximas temporadas

O espírito livre e aventureiro dos jovens abre espaço para a interpretação de novas referências do folk no jeanswear, tendência sempre revisitada na moda. A leitura mais atual desse estilo faz alusões ao universo dos povos nativos americanos, com looks que apresentam nota nômade e criativa, pautada pelo desejo de incorporar um viés multicultural ao ato de vestir.

Nas próximas temporadas, elementos da cultura indígena e o contato com o universo selvagem aparecem em criações querefletem o apreço pela exploração do desconhecido, estimulando vivências individuais e coletivas baseadas no autoconhecimento. Denominada Discovery of The Wild, a nova trend apontada pela Vicunha Têxtil, maior produtora mundial de índigos e brins, inspira a criação de um estilo nômade com toque rústico, originada pelo mix workwear - sportswear.

Para explorar o espírito livre e multicultural da trend, tecidos 100% algodão resgatam o visual true denim. Os tecidos ganham aspecto vintage com superfícies clareadas e delicadamente manchadas. “O folk nunca sai de moda e, nesta temporada, incorpora o universo dos povos nativos americanos ao jeanswear. Em Discovery of The Wild, os tecidos apresentam efeitos que simulam o desgaste do tempo, como destroyed, remendos, puídos e ralados. Trabalhos de superfície como patches e recortes geométricos de diferentes tons recebem influências diversas como caubói, militar e indígena, conferindo aspecto ultra-cool à tendência”, explica Lorena Botti, cool hunter da Vicunha. A aplicação de franjas segue um viés artesanal, complementado por um design de superfície repleto de elementos decorativos que remetem ao espírito aventureiro e alegre do mood. Bordados ornamentais e peles marcam a tendência com uma expressão excêntrica e extravagante.

DW2 DW3

Nesse universo de influências, o aspecto prático das peças ganha ênfase. Com isso, bolsos utilitários e peles aparecem em casacos e calças. Para as mulheres, shapes atemporais, como a minissaia e a jaqueta biker unem-se ao folk com o uso de adornos como franjas e aplicações, ganhando ares festivos. Com toque hippie dos anos 70, calças flare e camisas trazem bordados rebuscados em pontos localizados e ao longo do comprimento das peças.

Para os homens, a pegada utilitária e confortável promove a interação dos estilos workwear e streetwear de forma moderna. Joggers, truckers e casacos com capuz trazem modelagens amplas e bolsos cargos, além de detalhes como matelassê e aplicações de peles. A tradicional calça five pockets se encaixa com perfeição à proposta do mood. Os trabalhos de superfície, por sua vez, resgatam o caráter vintage e folclórico, conferindo um toque boêmio e de caubói a itens típicos do jeanswear.

“É natural que a moda olhe para outras culturas de tempos em tempos, resgatando valores que às vezes parecem um tanto esquecidos pela sociedade moderna. A valorização de diferentes culturas abre amplos horizontes de interpretação, como uma tela em branco para a criação de novas leituras, cada vez mais livres de limitações étnicas, geracionais e espaciais”, ressalta Lorena.

A Vicunha Têxtil

Líder mundial na produção de índigos e brins a Vicunha está sempre antenada com o que há de mais inovador no setor, trazendo a mais alta qualidade e tecnologia às suas coleções. Baseados em constantes pesquisas que apontam as principais tendências de moda e comportamento no mundo, os produtos Vicunha visam não apenas atender a demanda, mas surpreender um mercado em constante transformação.

Os tecidos Vicunha estão sempre presentes nas passarelas nacionais e internacionais das principais semanas de moda do mundo, a versatilidade dos produtos também pode ser conferida nas mais variadas peças de coleções de marcas que vão de grifes renomadas a grandes redes.

A empresa também marca presença anualmente em feiras mundiais do ramo têxtil e participa das principais semanas de moda do país apoiando desfiles de estilistas conceituados e novos designers. O apoio a profissionais que trabalham em prol de propostas inclusivas e o incentivo a jovens talentos também são características da Vicunha Têxtil, que atua há mais de 40 anos no setor.

Seguir

SEGS NO SEU IDIOMA::