Brasil, 30 de Setembro de 2016

Franquia pet de serviços e cursos profissionalizantes chega ao mercado

• Escrito por  InformaMídia Comunicação
  • Publicado em Demais

Star Grooming oferece oportunidade para quem busca investir no setor que mais cresce no país

Resistência. Essa é a palavra que define a relação entre o setor pet e a crise econômica brasileira. Contrariando as tendências do mercado em geral, o segmento não para de crescer. Mas, mesmo estando em alta, ainda falta mão de obra especializada para dar conta da demanda. Esse cenário, acrescido por algumas experiências vividas na área, inspirou o empreendedor Leandro Batista a criar a Star Grooming, franquia que presta serviços e oferece formação profissional na área pet.

A ideia para o lançamento da rede surgiu quando Batista e a esposa, que é veterinária, tocavam a operação de uma clinica e um pet shop. O banho e tosa respondia por 70% do faturamento da loja, mas havia uma grande dificuldade em contratar profissionais qualificados no ramo. Foi então que decidiram investir na formação de tosadores. A estratégia foi tão assertiva que venderam a loja e passaram a se dedicar integralmente à criação de uma franquia na área.

Dados do mercado não negam o potencial do negócio. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2015, o faturamento nominal do setor cresceu 7,8%, chegando a R$ 18 milhões, um desempenho muito acima do PIB que encolheu 3.8% em relação a 2014. Um dos fatores que justifica tal crescimento é o aumento do número de animais de estimação nos lares brasileiros. Ao todo, são 132,4 milhões de animais, o que coloca o país como o segundo maior mercado pet do mundo.

Tão promissor quanto o segmento pet é o de franquias, que também tem crescido significativamente ano a ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento em 2015 alcançou a marca de R$139 bilhões, cerca de 8% maior do que no ano anterior. Para 2016, a expectativa de crescimento está entre 7% e 9%.

A união desses dois setores faz com que a Star Grooming se destaca-se tanto em relação às perspectivas de crescimento quanto à geração de oportunidades no setor. “Tivemos a preocupação de criar um modelo de negócio capaz de oferecer aos interessados nos cursos uma possibilidade de inserção ou recolocação no mercado de trabalho e ao franqueado a garantia de rentabilidade que precisa, aliando a prestação de serviços a formação profissional”, explica o Batista.

A marca possui três formatos de franquia, nomeados por Pincher, Bichon Frise e São Bernardo. O investimento total é de R$ 30, R$ 65 e R$ 110 mil, respectivamente. Todos os modelos unem o conceito de loja e escola de formação pet, com 17 opções de cursos - entre eles, banho e tosa, auxiliar veterinário, limpeza de tártaro e até gestão de pet shop. Os cursos variam de R$ 590 a R$ 2.200, com duração de 16h a 64h.

A franqueadora oferece todo o suporte necessário ao franqueado, como um sistema padronizado de comunicação online, que inclui material didático, acompanhamento das ações de marketing e da agenda do franqueado. Há ainda apoio para busca do ponto comercial e treinamentos técnicos e de gestão, para que o franqueado e sua equipe estejam preparados tanto para atender os clientes quanto os alunos que procuram pelos cursos.

Para se destacar ainda mais no setor, o empresário também investiu na confecção de um aplicativo de realidade aumentada. “Criamos um almanaque com informações sobre 30 raças de cachorro, cinco dessas podem ser observadas pelo aplicativo 3D Mágico que proporciona a interação do animal com o usuário e a visualização de até três modelos de tosa aplicáveis a raça”, comenta Leandro. Atualmente, estão disponíveis no dispositivo as raças Schitzu, Poodle, Cocker, Labrador e Schnauzer. Para o futuro, a meta é incluir mais 12 animais, completando assim o catálogo com as 17 raças mais comuns do país. O almanaque é disponibilizado tanto para os franqueados quanto para os alunos dos cursos.

Star Grooming

Investimento total: R$ 30, R$ 65 e R$ 110 mil