Brasil, 29 de Setembro de 2016

Editora Évora traz biografia sobre o empreendedor da família

O jornalista Fábio de Barros traz a trajetória do pioneiro em gestão e consultoria de empresas familiares no Brasil

Renato Bernhoeft é empresário e consultor de carreiras, especializado em transição de gerações. Hoje ele atua como palestrante, coach, pesquisador, afastou-se da empresa que criou há mais de 40 anos, mas não se separou da vida movimentada e recheada de desafios.

A frente de seu tempo, Renato buscou pensar sempre fora da caixa em qualquer compromisso que tinha. Foi assim quando assumiu um trabalho para a ONU no México e no Peru ou mesmo quando coordenou a área de recursos humanos de empresas como Kibon, Dow Química e Villares. Também, ao fundar, em meados da década de 70, a empresa que seria sinônimo de gestão e consultoria para companhias familiares brasileiras.

Com uma carreira rica e como uma forma de homenagem, a filha Renata, com o auxilio do marido Wagner, resolveram organizar o material da vida de Renato e encomendar ao jornalista Fabio de Barros, o livro "Renato Bernhoeft - A reinvenção da consultoria para empresas familiares", que a Editora Évora traz este mês. "Para nós, este livro tem um significado especial. Registrar a história é uma forma de preservar a origem, dar vida às memórias, não deixar o que foi construído se perder no tempo. Como continuadores ou sucessores de parte dessa trajetória, esta é também uma maneira de homenagear, honrar a história de vida e de carreira de quem nos precedeu e reconhecer aquele que abriu o caminho para que hoje estivéssemos aqui", explica Renata.

Separado por partes, o livro retrata cada momento da vida de Bernhoeft e traz um pouco da história da empresa que ele fundou em 1975 e que começou como BC Consultores e que "certamente não passou pela cabeça do fundador ao criar a empresa que ninguém antes dele havia atentado para as necessidades específicas destas companhias, e poucas pessoas depois dele o fizeram com o cuidado e a intuição", revela o livro, que traz toda a trajetória de Renato, inclusive, com aspectos sobre a vida dos pais antes do nascimento dele, o filho primogênito.

Renato Bernhoeft escreveu 14 livros, desenvolveu treinamentos e atendeu a quase 2 mil empresas brasileiras, ajudando-as a planejar e desenvolver projetos de sucessão familiar e continuidade empresarial. De uma forma bem aberta, o livro traz um perfil da família, com depoimentos emocionados dos filhos, e da consolidação dos negócios, com cases de clientes que contaram com a orientação e com o esforço do biografado.

Muitas atividades perpassam a trajetória profissional de Renato que foi voluntário no México, desenvolveu um trabalho social no Peru e, de volta ao Brasil, casado e com três filhos, foi jornalista, gerente de RH e um dos fundadores da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, a ABTD, e consultor especializado em sucessão de empresas familiares.

"Renato Bernhoeft - A reinvenção da consultoria para empresas familiares", do jornalista Fábio Barros é lançamento da Editora Évora e toda renda obtida com a venda será revertida para o Unidos pela Vida - Instituto de divulgação da Fibrose Cística.

SOBRE O AUTOR

Fábio Barros nasceu em São Paulo, em 1967. Jornalista profissional desde 1990, tem especialização em livro reportagem e jornalismo web. Especializou-se na área de negócios em tecnologia, atuando como repórter, editor assistente e editor-chefe de veículos especializados, assessor de imprensa, gerente de contas e diretor de área em agências de comunicação. Em 2007, criou a F2 Conteúdo em parceria com Fernanda Ângelo. É colunista da FUBá - Revista Digital e, como escritor, participou de duas coletâneas de contos e uma de poesia.

SOBRE A EDITORA ÉVORA

A Editora Évora chegou ao mercado com uma proposta inovadora, pautada em obras de qualidade, com conteúdos de alta relevância e inovadores que agreguem valor aos leitores e os ajudem a realizar objetivos e projetos pessoais e profissionais com excelência. O catálogo da editora conta com obras de ficção e não ficção, de autores relevantes nacionais e internacionais.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish