Brasil, 28 de Setembro de 2016

Gestão ambiental reduz o consumo de água na fabricação de cimento

Fábrica da Votorantim Cimentos em Corumbá Fábrica da Votorantim Cimentos em Corumbá

Premiada com o Selo Verde, Votorantim Cimentos de Corumbá (MS) mantém produção ecoeficiente, com foco na reutilização de água industrial para diminuir o consumo hídrico

O desenvolvimento de um sólido sistema de gestão ambiental e o engajamento dos empregados para trabalhar conforme as diretrizes estabelecidas têm proporcionado mudanças significativas para a Votorantim Cimentos de Corumbá (MS). Nos últimos três anos, a empresa reduziu em quase 60% o consumo de água, reutilizando boa parte do volume gasto no processo produtivo.

Para 2016, a empresa pretende finalizar o ano com uma redução de 25% em relação a 2015. Segundo o assessor de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos de Corumbá, Jefferson Marques Correa, a empresa já obteve 12% de redução no primeiro semestre de 2016 em relação ao volume consumido no mesmo período do ano passado. “A união e a dedicação dos empregados para o alcance de resultado fazem toda a diferença. Além disso, a fábrica está sempre atenta às necessidades de atualizar o sistema de gestão ambiental, o que possibilita realizar melhorias contínuas que nos auxiliam muito a cumprir a meta”, afirmou Correa.

Os investimentos realizados pela Votorantim Cimentos para operar com respeito ao meio ambiente já proporcionaram, inclusive, um reconhecimento consagrado em Mato Grosso do Sul. Em 2015, a Votorantim Cimentos de Corumbá recebeu o Selo Verde, concedido por meio do Programa Senai de Ecoeficiência (PSE) às indústrias mais bem avaliadas em performance ambiental. A Votorantim Cimentos se inscreveu pela primeira vez no prêmio e conquistou o selo para utilização nas embalagens de seus produtos e em campanhas institucionais.

Legado ambiental – Com 63 anos de operação, a Votorantim Cimentos de Corumbá gera 300 empregos diretos e indiretos. Os empregados e a maioria de seus fornecedores são moradores da comunidade local. A produção do cimento da marca Itaú é destinada a atender todo o Estado. Além de cimento, a unidade produz brita para atender o mercado da construção civil.

Ao longo das últimas seis décadas, a fábrica Votorantim Cimentos de Corumbá passou por diversos processos de modernização, sempre buscando o ganho na produtividade e redução dos impactos ambientais na região. A fábrica recebeu, por exemplo, novos filtros para controle de emissão e ganhou uma bacia para reaproveitamento de água. Em 2015, a empresa instalou sete hidrômetros e a otimização da Estação de Tratamento e Reuso de Águas Industriais em sua unidade, responsáveis por tratar e reutilizar 100% dos efluentes gerados pela companhia.

Para melhor gerir as ações na área de meio ambiente, a empresa formou, também no ano de 2015, um comitê de gestão ambiental. Composto por 12 empregados, o comitê monitora atividades diversas para identificar pontos de atenção. A partir desses levantamentos, serão desenvolvidas soluções práticas para prevenir e controlar ocorrências, como vazamento de óleo, vazamento de água e emissões atmosféricas fora dos padrões.

A fábrica faz ainda a destinação adequada dos resíduos. No ano passado, a taxa média de reaproveitamento alcançada pela unidade foi de 75%. Nesse período, a empresa garantiu a destinação de 100% dos resíduos orgânicos, gerados no refeitório, por meio de implantação de composteira para atender a demanda de material do preparo de alimentos e de resto de comida.

Além das ações de participarem do comitê de gestão ambiental, os empregados da fábrica de Corumbá também realizam o Programa Continuado de Educação Ambiental na Escola Estadual Carlos Castro. Eles compartilham as experiências e valores socioambientais, contribuindo com a mobilização para preservação do meio ambiente local, regional e global.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 56,8 milhões de toneladas/ano e receita líquida de R$ 14 bilhões, em 2015. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish