Brasil, 29 de Setembro de 2016
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10 conceitos do Marketing Digital que todo o corretor de imóveis precisa conhecer

Co-fundador de plataforma digital ensina termos que ajudam qualquer profissional a aumentar a renda

O investimento no online se torna realidade para cada vez mais empresas e profissionais. Diego Carmona, co-fundador e CVO da plataforma digital leadlovers, destaca que muitos preferem não trabalhar com foco no mercado digital, mas invariavelmente terão que ceder a alguma prática relacionada às redes sociais e ao mundo digital. “São mais de 3 bilhões de usuários ativos espalhados em vários canais da internet, sendo que no Brasil cerca de 54% das pessoas passam mais de 5 horas por dia conectados”, destaca.

Carmona lista os 10 termos que é necessário saber para compreender melhor as estratégias que são utilizadas no ambiente online com o objetivo principal de atração e conversão em vendas.

1- Automação de marketing
Carmona alerta que, em marketing, automação não significa substituir pessoas. “Automação de marketing é a utilização de softwares para auxiliar uma equipe de marketing a automatizar suas estratégias de comunicação de maneira mais eficiente e ágil”, destaca, reforçando que é por meio da automação de marketing que se aumenta a eficiência dos resultados. Se um novo contato vem a partir de um determinado cadastro, a automação será responsável por colocá-lo em uma lista diferente de um cliente que já adquiriu o produto, conforme exemplifica o empresário.

2- E-mail marketing
Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail está mais vivo do que nunca. Carmona explica que o e-mail marketing é a principal ferramenta utilizada para conseguir gerar tráfego para um site, interagir melhor com o cliente, estreitar o relacionamento e, assim, gerar mais venda. “Com essa estratégia de marketing, é possível realizar campanhas voltadas para um público-alvo e analisar seu sucesso através da análise de certas métricas, como taxa de abertura, por exemplo”, ensina.

3- Inbound marketing
Inbound maketing é o conjunto de todas as ações que buscam conquistar o interesse das pessoas com estratégias mais sutis de geração de leads, ou seja, os contatos de potenciais clientes. “Estes contatos chegam ao seu site por livre e espontânea vontade por isso o carro chefe nessa estratégia é a atração e não a coação”, explica Carmona, que destaca o Inbound marketing como uma das formas de marketing online com maiores resultados e melhor custo benefício.

4- SEO
Carmona destaca que entender de SEO é um dos principais conhecimentos para atingir mais clientes na internet. “É uma sigla para Search Engine Optimation, e requer um conjunto de estratégias utilizadas para otimizar sua página na internet, permitindo que seu site seja encontrado mais fácil e rapidamente pelos buscadores, especialmente o Google”, explica. Segundo o especialista, as técnicas de SEO são imprescindíveis para tornar o site mais amigável, gerando dessa mais tráfego de maneira orgânica. “Se você tem um site, precisa saber de SEO”, alerta.

5- Lead scoring
O lead scoring é uma técnica utilizada para monitorar de forma estratégica quais são os leads com maior potencial de acordo com interesse da empresa. “É uma forma automática de qualificar os melhores leads de forma que a empresa possa, a partir de então, utilizar técnicas de atração segmentadas, ou seja, utilize estratégias específicas para cada público”. O especialista destaca que existem diversas ferramentas que ajudam a descobrir quais são os melhores leads para o negócio, e assim facilitam que se saiba o quanto cada um deles está interessado no produto ou serviço.

6- Marketing de conteúdo
Segundo Carmona, o Marketing de conteúdo é a principal ferramenta utilizada pelo marketing digital para atrair mais leads. “Ele leva o nome ‘conteúdo’ porque exige que sejam produzidos conteúdos ricos, relevantes e que envolvam o usuário, de forma que esse acabe se interessando pelo que você tem a oferecer”, explica. “É uma das estratégias mais eficientes para criar uma interação do cliente com sua marca”.

7- Métricas
A palavra “Métricas” serve para todos os tipos de medição que o marketing digital permite. “Existem diversas formas de avaliar se suas estratégias estão gerando lucro ou não”, explica o especialista, que cita algumas siglas, como o CAC (Custo por Aquisição de Clientes); CTR (Click Through Rate), que analisa a taxa de cliques nos anúncios; e ROI (Return on Investiment), que analisa o retorno sobre o investimento que está sendo feito com as estratégias de marketing.

8- Keywords
Também chamadas de palavras-chave, as Keywords são termos importantes a serem colocados nos textos e publicações para gerar tráfego por meio das estratégias de SEO. “Usar a palavra-chave certeira pode fazer toda a diferença para conseguir bons resultados orgânicos”, destaca Carmona.

9- SEM
A sigla “SEM” significa Search Engine Marketing, e também é conhecida pela expressão em português Marketing de Busca. “Ela representa um conjunto de estratégias de marketing utilizadas com o objetivo de aumentar a visibilidade de sua página para que ela seja encontrada pelos buscadores e consiga manter-se nas primeiras posições no Google e outros buscadores”, resume o especialista.

10- AIDA
Por fim, Carmona explica a importância da sigla AIDA. “É um acrônimo das palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação, e traz um conceito para analisar como o ser humano se comporta diante de uma determinada situação e como aproveitar esse comportamento para elaborar determinadas estratégias que atraiam e gerem maior conversão”, ensina. O especialista conta que, por meio dessa análise, é possível otimizar uma página de acordo com o perfil do público-alvo, entre outras coisas.

 

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