Brasil, 29 de Setembro de 2016

Confira 15 dicas de filmes que ajudam a entender o País

Daniela M. Aizenstein, coordenadora do Ensino Médio do Colégio Poliedro São Paulo, fez uma seleção de longas-metragens que auxiliam neste sentido

Que tal aproveitar os últimos dias de folga do colégio para se focar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular? A boa notícia é que é possível encontrar algumas alternativas para fazer isso de maneira descontraída e, por que não, divertida. Para ajudar neste sentido, a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Poliedro de São Paulo, Daniela M. Aizenstein selecionou alguns filmes que trazem acontecimentos da história do País e abordam também temas de atualidades. Confira:

O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho, aborda o modo como a violência se instaura na cidades brasileiras, nas diferentes classes sociais;

Penas alternativas, de John John Valle e Lucas Margutti, documentário sobre o fracasso do sistema penitenciário brasileiro;

O cárcere e a rua, de Lilian Sulzbach, documentário que relata a história de três mulheres na penitenciária em Porto Alegre;

Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, fala sobre o desenvolvimento do crime organizado na Cidade de Deus. Boa parte dos atores são moradores das favelas do Vidigal e da Cidade de Deus;

Notícias de uma guerra particular, de João Moreira Salles e Katia Lund, documentário sobre o crime organizado no Rio de Janeiro;

Era Vargas, de Eduardo Escorel, são três documentários que relatam a ascensão de Getúlio Vargas ao poder;

Os anos JK, de Silvio Tendler, o filme conta a trajetória de Juscelino Kubtischek;

Jango, de Silvio Tendler, o filme fala sobre as reformas de base propostas por João Goulart e o contexto do Golpe de 1964;

Vlado, 30 anos depois, de João Batista de Andrade, o documentário reconstrói a vida, prisão, tortura e morte do jornalista Vladimir Herzog, numa cela do Doi-Codi, em São Paulo;

O ano em que meus pais saíram de férias, de CaoHamburger, trata do contexto da década de 1970, quando o Brasil enfrentava a ditadura militar;

O dia que durou 21 anos, de Camilo Tavares, o documentário trata da participação direta dos EUA no apoio ao Golpe de 64;

Tancredo, a travessia, de Silvio Tendler, o filme conta a trajetória de Tancredo Neves e as circunstâncias da sua morte;

O Brasil deu certo e agora?, de Louise Sottomaior, documentário idealizado pelo ex-ministro da Fazenda Maílson da Nobrega e narra a história da economia brasileira, desde a colonização até a elaboração do Plano Real;

Lixo Extraordinário, de Lucy Walker, relata o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores de lixo do Jardim Gramacho (um dos maiores lixões a céu aberto do mundo), no Rio de Janeiro;

Estamira, de Marcos Prado, premiadíssimo filme do cinema nacional retrata o dia a dia da catadora de lixo Estamira;

Garapa, de José Padilha, documentário que acompanha a realidade da fome no Brasil a partir do cotidiano de três famílias cearenses;

Sobre o Poliedro

O Poliedro tem nos resultados dos Vestibulares de Medicina a comprovação de excelência de sua metodologia. No Vestibular 2016, o Poliedro foi a marca educacional que mais aprovou na USP Pinheiros, contabilizando 71 aprovados das 175 vagas disponíveis. No Vestibular 2016, o Poliedro foi a marca educacional que mais aprovou na USP Pinheiros, contabilizando 71 aprovados das 175 vagas disponíveis. O Poliedro também teve 72 aprovados em Medicina na Unifesp e 134 em Medicina na Santa Casa.

Ao todo, o Poliedro já contabiliza, em 2016, 1.397 aprovados pelo Sisu/Enem, em 86 universidades de 23 diferentes estados, mais o Distrito Federal. Há 20 anos, o Poliedro é o curso que mais aprova no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Neste ano, os alunos conquistaram 43 das 140 vagas disponíveis no Instituto. Mais dados em http://www.poliedroaprovacoes.com.br/.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish