Brasil, 27 de Setembro de 2016

Brasil ganha Cartório Digital

• Escrito por    EastSide23 Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais

O 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre é o primeiro a oferecer, para todo o País, um portal de assinaturas com intervenção notarial

O Certificado Digital ganha mais uma aplicação que facilita ainda mais o dia a dia da pessoa física. Com a facilidade desta tecnologia, já está em funcionamento o primeiro Cartório Digital do Brasil – Portal de Assinaturas com intervenção notarial – disponibilizado pelo 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre (RS).

As pessoas que já possuírem um Certificado Digital ICP-Brasil válido, o e-CPF, não terão que comparecer presencialmente para solicitar ou reconhecer firmas da forma tradicional, na maioria dos casos. Além disso, também poderão assinar digitalmente contratos de qualquer tipo, procurações, declarações, autorizações, atestados, perícias, dentre outros documentos usando a Internet.

Para a ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital) esta evolução mostra como o Certificado Digital pode contribuir para agilizar as formalidades burocráticas, reduzir custos e tempo das pessoas. “Como tudo é feito digitalmente, a assinatura de diversos documentos pode ser feita em qualquer lugar do mundo, através deste Portal de Assinaturas, e o tabelião conseguirá reconhecer a firma digital, autenticando seu documento eletrônico. Isso tudo sem você precisar sair do seu escritório, sua casa, ou de qualquer outro lugar que estiver com acesso à internet. É rápido, prático, seguro, além de possuir total respaldo jurídico”, afirma Antonio Cangiano, diretor-executivo da ANCD.

O Cartório Digital também garante aos usuários acreditação irrefutável, sigilo e integridade dos documentos eletrônicos assinados com certificado digital, que tem como fundamento a criptografia padrão ICP Brasil. O Cartório Digital também garante a validade jurídica e materialidade de provas dos documentos assinados. Cangiano enfatiza ainda que é o Certificado Digital que proporciona vantagens como menor custo e, portanto, maior lucratividade, rapidez, facilidade, sustentabilidade ambiental, reduções de tempo. “O Certificado Digital veio para ficar e promoverá inúmeros benefícios com seu uso. Hoje, com a introdução da biometria, tornou-se ainda mais seguro.”.

Estes primeiros 20 anos mostraram isso e a cada dia surgem novas aplicações e facilidades tanto para as pessoas jurídicas quanto físicas, diz ele. “A ANCD tem certeza que em pouco tempo mais cartórios descobrirão as vantagens e o volume de negócios com custos reduzidíssimos que a certificação proporciona. Os cartórios são em essência órgãos de registro com acreditação e já usam largamente computadores em rede, o que facilitará a implantação dessas novidades", declara Cangiano.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish