Brasil, 25 de Setembro de 2016

Fashion Experience – Faça Parte Da Revolução

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os consumidores quanto às situações análogas à escravidão e os impactos ambientais escondidos na indústria da moda, o Fashion Experience é uma instalação que permite que os participantes tenham um contato com uma outra realidade, sendo exposto a dois momentos de sensibilização: reflexão e conscientização; mobilização e atitude.

A ação também acredita na importância da fomentação de uma cadeia de produção sustentável, transparente e socialmente justa para todos os envolvidos, uma vez que catástrofes sociais nas cadeias de fornecimento da indústria têxtil persistem em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Unidos pela causa, o projeto foi idealizado pelo Fashion Revolution Brasil, movimento global presente em 83 países que atua na conscientização sobre os impactos negativos da cadeia da moda, em parceria com as ONGs 27 Million Brasil e Stop The Traffik, organizações internacionais que trabalham no combate ao Tráfico Humano por meios de prevenção, intervenção e restauração das vítimas. A realização foi possível através de parceria com o Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT) e com o apoio da Fiesp.

Já é do conhecimento o cenário de violações de direitos a que trabalhadores da indústria do vestuário são submetidos: o trabalho escravo, as péssimas condições de segurança nas oficinas de costura e a remuneração, ainda muito inferior à necessária para garantir condições mínimas de sobrevivência. Além do fator humano e social, o atual modelo de negócio, conhecido como fast-fashion, traz graves consequências para o meio ambiente.

O elevado e acelerado ritmo de produção e consumo de vestuário e acessórios (geralmente a preços baixos) aumenta consideravelmente o gasto de água, energia e materiais químicos tóxicos, provoca uma significativa pegada de carbono, degrada o solo, usa irracionalmente recursos naturais e gera resíduos e poluição. O Fashion Experience deseja incentivar a sociedade a pensar sobre as origens das roupas e a repensar sobre os hábitos de consumo.

Com um pequeno suspense, convidamos para visitar a ação que acontece do dia 28 de janeiro até o dia 4 de fevereiro no vão da FIESP, na Avenida Paulista, 1313 em São Paulo, das 9 às 19 horas.

Seguir

SEGS NO SEU IDIOMA::